Rodada
Internacional realizada com apoio do Sebrae, da Apex-Brasil e AD Diper durante
a 19ª Fenearte abre oportunidade para marcas brasileiras
A Rodada Internacional de Negócios do
Artesanato Brasileiro, realizada durante a 19ª Fenearte, que ocorreu nos dias 2
e 3 de julho em Recife (PE), gerou US$ 349,9 mil em negócios para os próximos
12 meses. Essa movimentação comercial decorre da realização de 196 encontros de negócios entre oito compradores dos Estados Unidos,
Itália, Alemanha e do Japão, com 49 unidades produtivas, sendo
20 de Pernambuco e as demais do Acre, Alagoas, Espírito
Santo, Minas Gerais, Santa Catarina e de Tocantins.
O evento foi promovido em parceria entre o
Sebrae, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos
(Apex-Brasil) e a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper)
e buscou estimular o comércio exterior, fomentar o
consumo de produtos brasileiros e fortalecer marcas de pequenos negócios
nacionais. “Trouxemos,
com o advento da Fenearte, uma ação inédita no Brasil para o segmento de
artesanato, com essa parceria”, afirmou Anny Santos, especialista em mercado do
Sebrae.
Os compradores internacionais viram a
qualidade, o valor e a exclusividade do artesanato brasileiro, por sua diversidade, inovação, qualidade dos produtos e capacidade
de transformar um território por meio do trabalho realizado. “São capazes de
solidificar um destino turístico por meio da experiência vivenciada pelo
artesanato”, afirma a analista do Sebrae, Durcelice Mascene.
ARTE PARA O MUNDO
Para Beto Kelner, empreendedor pernambucano
que participou da Rodada Internacional de Negócios, esta foi uma oportunidade
para mostrar os produtos de sua marca, a Gatos de Rua, a compradores
internacionais. “O conhecimento adquirido, o contato, a opinião de cada um
deles é uma forma de aprender e mostrar o nosso trabalho”, explica Kelner,
observando que o primeiro contato é mais para relacionamento. “Em outras
experiências que tive também foi assim. O lado comercial não é imediato, mas
tive impactos a curto e longo prazo”, comenta.
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