segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Abav Expo apresenta crescimento e se despede do Anhembi

Autoridades e dirigentes de entidades na solenidade de abertura da Abav Expo FOTO: Divulgação
Com um crescimento de 15,77% em relação a 2017, a 46ª Abav Expo Internacional e 50º Encontro Comercial Braztoa, realizada de 26 a 28 de setembro, no Anhembi, em São Paulo, recebeu 23.366 visitantes. Organizado em apenas cinco meses, o evento superou as expectativas de público e teve um aumento de 7% na exposição, com 1.186 marcas. A Vila dos Saber, palco de importantes e variados temas, reuniu 3.283 congressistas em três dias de palestras. A Rodada de Negócios contou com 918 reuniões, com a participação de 124 empresas e uma estimativa de negócios de R$ 109.506.000,00. Para os presidentes da Abav e da Braztoa, Geraldo Rocha e Magda Nassar, os resultados mostram que o mercado está aquecido.

Magda Nassar (Braztoa) e Geraldo Rocha (Abav)
No último dia, a Abav anunciou o retorno do evento ao Expo Center Norte em 2019, apresentou a planta da próxima edição e iniciou a comercialização de espaços com preços especiais de lançamento. Felizmente voltaremos a ter mais comodidade, mais conforto, ar condicionado e qualidade”, disse o presidente da Abav, Geraldo Rocha, numa crítica ao Anhembi, que abrigou o evento deste ano por causa de um acerto de contas. A Abav Expo 2019 será realizada de 25 a 27 de setembro.

SOLENIDADE DE ABERTURA

O principal evento do setor de turismo no país teve uma solenidade de abertura prestigiada por empresários, ministros, secretários estaduais do turismo, representações internacionais com embaixadas e consulados, entidades parceiras e outras autoridades. O evento ocorreu na manhã do dia 26, no auditório Elis Regina, anexo ao Anhembi. Geraldo Rocha abriu os discursos e afirmou que o mercado do turismo é o que mais rápido gera movimento para a recuperação do país.

Magda Nasser, vice-presidente da Abav e presidente da Braztoa, fez um discurso eloquente, apresentou números do setor e arrancou aplausos da plateia várias vezes. Segundo ela, somente no ano passado as operadoras de turismo registraram R$ 12.2 bilhões de faturamento. Magda citou números de uma pesquisa mostrando que o turismo impacta diretamente em mais de 570 setores da economia, multiplicando por 10 o que costumeiramente se usa no setor. A presidente da Braztoa destacou a importância de parcerias e políticas públicas para alavancar o setor e sugeriu o aumento de profissionais mulheres neste segmento.

A presidente da Embratur, Tetê Bezerra falou sobre as iniciativas que estão sendo desenvolvidas com outros países e que possibilitaram um aumento de 47% na facilitação dos documentos, “o que faz com que mais pessoas possam viajar a aproveitar as oportunidades”.

O Ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, fez uma análise sobre o potencial do setor diante às oportunidades. “Essa ficha ainda não caiu para os brasileiros”, ressalta o Ministro. E continua: “Quando olho para o potencial turístico que nós temos e a economia criativa que geramos, fico dividido entre a tristeza, do tamanho desperdício, e a alegria, visualizando o tamanho potencial que ainda pode ser explorado, e esse é o grande desafio. O turismo conectado gera renda, emprego e centenas de oportunidades”.

As demais autoridades também destacaram que ainda há muito o que se fazer. De acordo com o Ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, é preciso desonerar setores. "Não podemos pensar o Brasil em silos e sim como um todo para movimentar investimentos”. E ainda destacou que, em 2017, um em cada cinco empregos gerados no Brasil se deram pelo aquecimento do turismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário