quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Ministério do Turismo permanece e o trade comemora

Manoel Cardoso Linhares, Jair Bolsonaro e Marcelo Álvaro FOTO:  Mercado & Eventos
Depois de ter falado em fusão e até extinção do Ministério do Turismo, o presidente eleito Jair Bolsonaro surpreendeu o trade turístico e garantiu a permanência do ministério com a indicação do futuro ministro na tarde do hoje (28). Fugindo dos critérios técnicos, Bolsonaro indicou o deputado federal Marcelo Álvaro Antônio (PSL-MG) para conduzir a pasta do turismo, uma das mais importantes, pela possibilidade de crescimento econômico do setor.

Durante entrevista, Marcelo Antônio falou da necessidade de o turismo se relacionar com diversas pastas, como justiça (Segurança Pública), Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia, para um planejamento integrado. O futuro ministro do Turismo é integrante da bancada evangélica e preside o PSL em Minas. Em seu agradecimento, ele disse que recebe a indicação com muita responsabilidade, por ser a pasta de enorme relevância para a economia do país, sobretudo na atração do capital estrangeiro e geração de empregos para os brasileiros.

PARTICIPAÇÃO DA ABIH

Antenado e participativo nos grandes momentos do turismo, o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Manoel Cardoso Linhares, esteve presente ao ato de nomeação do novo ministro do Turismo no gabinete de transição, em Brasília, na tarde de hoje. O evento teve um número restrito de convidados e Linhares foi o único representante do trade.

Atento às necessidades do setor, Linhares alertou sobre questões importantes que podem ajudar o turismo a ser mais relevante na economia brasileira. “Para atrairmos mais turistas é preciso pensar também no acesso ao país. Precisamos de uma malha aérea mais equilibrada e com políticas de preços justos, de flexibilização dos vistos e continuidade do programa de Vistos Eletrônicos, principalmente com a China, cujas negociações já foram iniciadas”.

REUNIÃO COM O PRESIDENTE

Linhares foi mais além, aproveitou todos os momentos e se reuniu com o presidente eleito Jair Bolsonaro, a quem apresentou sugestões da indústria nacional do turismo, como a reformulação da Lei Geral do Turismo, a regulamentação a nível federal e municipal das plataformas de vendas de room nights em unidades imobiliárias residenciais”.

O presidente da ABIH Nacional externou sua satisfação pela continuidade do ministério e sem fusão com outras pastas. O Ministério do Turismo tem 15 anos e já teve 13 ministros, o que demonstra a falta de continuidade das ações. O orçamento é pequeno e os resultados são questionáveis, pois o Brasil continua recebendo um número de turistas internacionais inferior ao dos pequenos países concorrentes da América do Sul – 6,6 milhões de turistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário