Ministro do Turismo |
Dos empreendimentos consultados pelo Ministério
do Turismo (MTur) no 3º trimestre, 719 indicaram expectativa de aumento dos
negócios, contratações e investimentos até março de 2019
Um levantamento realizado
pelo MTur com 719 empreendimentos de hospedagem verificou que o otimismo está
em alta entre empresários do setor de acomodações de todo o Brasil. No terceiro
trimestre, 44,8% projetaram crescimento do faturamento da própria empresa num
horizonte de seis meses subsequentes à pesquisa, 4 pontos percentuais acima da
expectativa do trimestre anterior.
A perspectiva é positiva
também quando o assunto é investimento: 46,8% indicaram que provavelmente
realizarão investimentos, enquanto outros 13% informaram que definitivamente
investirão nos negócios até março de 2019.
A percepção sobre o aumento
ou manutenção do número de empregados é outra variável que cresceu: passou de
17,7% para 22,1%. Já o otimismo em torno dos serviços ofertados saltou para
43,1% de julho a setembro, em comparação com os 37,6% apurados na pesquisa
realizada entre abril e junho.
Além disso, os empresários
consultados avaliaram o destino turístico onde a própria empresa está
localizada. A iniciativa privada está mais confiante no aumento da
rentabilidade do setor turístico (33,5% contra 28% no 2º trimestre), na alta da
demanda pelo destino (40,2%, ante os 35% anteriores) e na percepção do turista
no destino (35,3%, à frente dos 28,5% verificados de abril a junho).
Para o ministro do Turismo,
Vinicius Lummertz, "os dados são uma resposta clara da iniciativa privada
ao movimento de retomada da economia brasileira: o bom desempenho do destino e
da empresa andam juntos. Para se ter uma ideia, os hotéis compram mais de 6
milhões de roupas de cama e banho, 120 mil televisões e 140 mil telefones por
ano das indústrias têxtil e de eletrônicos no Brasil. Portanto, a geração de
empregos está no DNA da hotelaria, movimentando setores diversos da indústria,
serviços, comércio e revelando a transversalidade econômica do mercado de viagens",
analisa.
Esta é a terceira etapa da
Sondagem Empresarial do Setor Hoteleiro no Brasil, realizada pela Diretoria de
Estudos Econômicos e Pesquisas do MTur. São consultados empreendimentos de
hospedagem de todos os portes, entre os quais hotéis, pousadas, resorts e
acampamentos turísticos. O objetivo é apurar as perspectivas dos empresários
quanto ao desempenho de seus estabelecimentos e dos destinos onde estão inseridos.
A pesquisa foi realizada com apoio
das secretarias e órgãos estaduais de Turismo e entidades representativas do
setor de hospedagem no país. Para ter acesso ao material, clique aqui.
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