terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Índios da tribo Jenipapo-Kanindé se divertem no Beach Park

Estudantes, professores e familiares terão um dia festivo no Beach Park
Amanhã (19/12) é dia de programa de índio. Os integrantes da escola indígena da tribo Jenipapo-Kanindé participam de um dia de lazer no Aqua Park. A oportunidade é única para este grupo, que vive um mundo de poucas oportunidades, numa reserva indígena, no município de Aquiraz, a 32 quilômetros de Fortaleza. Para a secretária adjunta de Turismo de Aquiraz, Indira Guimarães, a finalidade é aproximar as comunidades tradicionais de Aquiraz da maior atração turística do município e do Estado do Ceará – o Beach Park. 

A ação, em parceria com a Secretaria de Turismo de Aquiraz, tem como objetivo realizar o sonho de dezenas de crianças e jovens que, apesar de morarem próximo ao parque aquático, nunca tiveram a oportunidade de se divertir no complexo. O projeto deve beneficiar 100 pessoas, entre alunos, professores e familiares dos estudantes.

A reserva Jenipapo-Kanindé está instalada num território indígena de 1734 hectares, é ocupada por 500 indígenas, que formam 120 famílias. Este ano, a comunidade está comemorando 18 anos de luta pela demarcação da terra. Uma das particularidades da aldeia é ter uma mulher como cacique, a Cacique Pequena, que está em processo de substituição por outra mulher, sua filha Juliana. Os índios praticam atividades agrícolas e mantêm uma pequena pousada para quem deseja conviver num ambiente natural, nas proximidades da praia do Iguape.

Nenhum comentário:

Postar um comentário