segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Fórum Gramado de Estudos Turísticos investe na sustentabilidade

Marta Rossi com outros idealizadores do Fórum Gramado de Estudos Turísticos
Discutir as novas tendências do turismo global, as experiências que resultam em atração, a era digital para o setor e os desafios na gestão do turismo são alguns dos debates do II Fórum Gramado de Estudos Turísticos, evento que será realizado de 09 a 11 de maio de 2019 na Expogramado. O tema central é "O turismo como ciência a serviço do desenvolvimento sustentável do país", e de acordo com uma das organizadoras, a empresária Marta Rossi, da empresa Rossi & Zorzanello, "a programação já tem assegurados temas como segurança pública, observatórios, parques temáticos, marcos regulatórios, entre outros, fundamentais para o crescimento sustentável do turismo".

Luia Barbacovi, um dos que mais batalhou para a realização e o sucesso do I Fórum, em 2018, destaca que painelistas internacionais da Itália, México, Estados Unidos e Chile já confirmaram presença. Está confirmada a participação de 20 palestrantes.

O Fórum é destinado a players do turismo, dirigentes de destinos turísticos, legisladores, pesquisadores e academia com o intuito de estabelecer uma discussão impactante que envolva a indústria turística, debatendo desde diretrizes até disruptura e desburocratização. O evento já nasceu com a missão de trazer cases de sucesso. No ano de 2018, por exemplo, o prefeito de Curitiba (PR), Rafael Greca, destacou a importância de valorização da “atração da própria aldeia”, seus habitantes, costumes, festejos e gastronomia, como forma de atração sustentável.

Parque Olivas, empreendimento turístico inspirado na olivicultura FOTO: Gilberto Sander Müller
Na mesma edição de 2018, o empresário e ex-prefeito de Gramado, Pedro Bertolucci, discorreu sobre os projetos que desenvolveu nas gestões em que esteve à frente da prefeitura e que culminaram com a consolidação da cidade como um dos destinos mais procurados. Na sua palestra, ele destacou que o fato de várias administrações apostarem na área, garantiu e garante a visibilidade positiva do “Destino Gramado”. Ele próprio, ainda em 2018, inaugurou mais uma atração, o Parque Olivas, um empreendimento turístico inspirado na olivicultura em uma região ainda incipiente na produção de oliveiras no Estado.

Os palestrantes do Fórum Gramado de Estudos Turísticos irão discutir sobre temas mais relevantes do turismo, economia e legislação, no Brasil e no mundo. Já estão confirmados: Silvonei José, doutor em Comunicação e porta-voz do Papa no Brasil; Alain Baldacci, presidente do Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat); Ivane Fávero, presidente da Associação Internacional de Enoturismo (Aenotur); Regina Vanderlinde, primeira brasileira presidente da Organização Nacional da Vinha e do Vinho (OIV); Marcus Rossi, CEO da Summit Hub; Edson Néspolo, presidente da Gramadotur, e Jefferson Leonardo, consultor, facilitador e conferencista.

O Fórum é uma realização do Sind Tur - Serra Gaúcha e Rossi & Zorzanello e Eventos, com apoio de outras 16 instituições públicas e privadas. Informações sobre credenciamento pelo site: www.forumgramado.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário