A pesquisa de vendas realizada por meio do BI (Business
Intelligence) Abracorp, no período acumulado de janeiro a dezembro de 2018,
compara os resultados do ano anterior e totaliza as transações feitas pelas
associadas da entidade. Entre os indicadores analisados, evidenciou-se o peso e
a capacidade de recuperação do setor aéreo – nacional e internacional. Isso
aponta para a perspectiva de fortalecimento e prosperidade da indústria de
viagens corporativas.
Seguem dados comparativos da movimentação aérea nacional e
internacional, no âmbito das 28 agências de viagens corporativas associadas
Abracorp. Enquanto o aéreo nacional faturou R$ 3.476.516.831 em 2017, saltou
para R$ 4.012.786.715 em 2018 – 15,4% de crescimento. Em números absolutos, a
liderança da Gol Linhas Aéreas se materializa na venda de bilhetes (1.784.299
em 2017 contra 1.987.472 em 2018 ou up de
11,4%). E, também, no volume de vendas – oscilou de R$ 1.099.288.882 para R$
1.322.376.616 no período, numa arrancada de 20,29%.
A Azul cresceu 7,4% na venda de bilhetes – de 1.451.565 para
1.558.933 e 22,6% no resultado financeiro – de R$ 1.016.636.804 para
1.246.070.035. Já a Latam, a despeito de vender menos bilhetes no comparativo
(-2,7%), recuando de 1.655.121 para 1.609.714 unidades, cresceu 5,5% nas vendas
do aéreo nacional – foi de R$ 989.683.918 para R$ 1.044.097.219.
Para fechar o painel das quatro maiores, a Avianca sofreu
retração na venda de bilhetes (de 725.015 para 706.295 unidades ou -2,6%)).
Mas, no faturamento, subiu 9,4% - foi de R$ 344.557.888 para 376.846.034.
AÉREO INTERNACIONAL
Os números gerais mostram crescimento de 8,7% na venda de
bilhetes e de 6,6% no resultado financeiro. Liderança da Latam deveu-se ao
aumento de 27,1% na venda de bilhetes (de 141.897 para 180.353) e de 5,5% no
faturamento (de R$ 488.023.280 para R$ 515.049.198). A American Airlines recuou
-0,2% em bilhetes vendidos (de 88.686 para 88.552), mas cresceu 5,0% no
resultado financeiro (de R$ 356.950.538 para R$ 374.685.321).
A Air France/KLM vem em 3º lugar – evoluiu 2,2% na venda de
bilhetes (de 53.153 para 54.332) e 6,0% no faturamento (de R$ 258.109.193 para
R$ 273.706.340). Segue a United, com +6,3% em bilhetes vendidos – de 39.893
para 42.406. E salto de 15,9% no resultado das transações (de R$ 220.885.412 para
R$ 256. 072.690). A consulta às tabelas da movimentação aérea nacional e
internacional completa o painel com as demais cias.
MARKET SHARE E TARIFA MÉDIA
No aéreo nacional, em bilhetes vendidos, liderança da Gol
(33,7%); seguida pela Latam (27,3%); Azul (26,4%) e Avianca (11,9%). Nas
vendas, a Gol também lidera, com 32,9% do total. A Azul vem em 2º lugar, com
31%; seguida pela Latam (26,2%) e Avianca (9,3%).
No internacional, a Latam lidera o market share das vendas, com
17,70%. Seguem a American Airlines (12,9%); a Air France/KLM (9,4%) e a United
(8,8%). Considerando os 7,7% da Lufthansa/Suiss, as cinco cias perfazem quase
60% do total.
A Azul registrou a tarifa média mais elevada – R$ 799, no aéreo
nacional. Seguem MAP – R$ 706; Gol – R$ 665; Passaredo – R$ 660; Latam – R$
648; e Avianca – R$ 533. A tarifa média Abracorp ficou em R$ 680, contra R$ 602
de 2017.
No link http://abracorp.org.br/ numeros/ estão
disponíveis também mais dados consolidados de 2018, incluindo a movimentação e
os rankings para hotelaria, locação, transfer e serviços dedicados ao mercado
de viagens corporativas.
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