Ministro do Turismo convence um dos maiores conglomerados de
turismo da Europa a investir no Brasil. Empresa deve ser a primeira aérea
internacional a abrir filial no país
Na primeira missão internacional para fora da América
do Sul, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, convenceu os executivos
do grupo Globalia a ampliar os investimentos no Brasil. No portfólio
apresentado na reunião em Madri (Espanha), estavam oportunidades em hotelaria,
aviação civil e entretenimento. O ministro destacou que o país vive um novo
momento, mais favorável ao investidor, e empresas internacionais de transporte
aéreo podem operar trechos domésticos desde que abram filiais no Brasil.
"Temos um mercado altamente atrativo e precisamos
aumentar a conectividade aérea para o turismo se desenvolver no país",
comentou o ministro. Marcelo destacou que o viés liberal cria um ambiente
favorável ao investidor. "Temos acompanhado com muito interesse os
movimentos do novo governo brasileiro. O país tem um enorme potencial
turístico, muitas ações por fazer", comentou Javier Hidalgo, presidente do
grupo Globalia, um dos maiores conglomerados de turismo da Europa, com mais de
15 mil funcionários.
A Air Europa, uma das empresas do grupo, atualmente
dispõe de 18 voos semanais ligando a Europa ao Brasil. De acordo com Hidalgo, a
oferta vai, pelo menos, dobrar até 2020. Atualmente a empresa transporta 310
mil turistas da Europa para o Brasil por ano. Se dobrar o número de viajantes,
deve injetar R$ 1,6 bi a mais por ano na economia brasileira.
Outra possibilidade é abrir hotéis do grupo no
Nordeste brasileiro para fazer frente ao Caribe. "O mercado europeu tem a
necessidade de explorar novos atrativos turísticos", comentou Hidalgo.
PARCERIA COM OMT
Após
a reunião na sede do grupo Globalia, em Madri, o ministro se reuniu com o
secretário-geral da Organização Mundial do Turismo (OMT) – agência de turismo
da ONU –, Zurab Pololikashuili. No encontro ficou acertado que o Brasil vai
sediar três competições de inovação em turismo voltados para: gastronomia,
esporte e turismo rural. A ideia é trabalhar em parceria com universidades e
empresas de tecnologia interessadas em apostar no mercado de viagens.
Zurab também se colocou à disposição para ajudar o
Brasil na realização de um evento para atrair investidores em parceria com a
Financial Times, uma das principais publicações do mundo de negócios no
planeta.
Para finalizar a agenda, o ministro fez uma visita
técnica à Wakalua, um hub de inovação no turismo. A incubadora de startups
trabalha para criar novos serviços de turismo. "Quanto mais startups
temos, mais soluções e portas de entradas para o turismo teremos",
concluiu Marcelo Álvaro Antônio.
Fonte:
Ministério do Turismo
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