A capital cearense sai na frente
na pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo que revela os 10 destinos mais
procurados em viagens nacionais nos meses de junho e julho deste ano. A
sondagem foi realizada com duas mil agências de viagens do país. Além disso, o
estudo traz a perspectiva das empresas em relação ao desempenho, faturamento,
demanda de serviços e geração de empregos de maio a outubro de 2019.
Praia de Iracema, um dos cartões postais de Fortaleza mais visitados pelos turistas |
Fortaleza (CE), Maceió (AL),
Natal (RN), Gramado (RS), Rio de Janeiro (RJ), Porto Seguro (BA), Ipojuca (PE),
São Paulo (SP), Salvador (BA) e Campos do Jordão (SP) estão nas 10 primeiras
posições, respectivamente, entre as cidades que foram mais procuradas pelos
turistas nacionais para as férias de junho e julho.
Na composição do público, os
casais com filhos correspondem ao maior número (37%) dos viajantes que utilizam
agências de viagens, seguidos dos casais, com 22%, e viagens em família, com
21%. Sol e praia (49%) ganham a
preferência dos turistas. Destinos culturais e com títulos de patrimônio
histórico ficam com o segundo lugar (16%), enquanto viagens a trabalho (10%) e
por ecoturismo (9%) ocupam a terceira e quarta posições.
Na perspectiva para os próximos
seis meses, 17,8% das agências de viagens consultadas indicaram a possibilidade
de contratação de novos funcionários. Ao serem questionadas quanto à demanda
pelos serviços ofertados até outubro deste ano, cerca de 61% das empresas
indicaram perspectiva de aumento na oferta de serviços. No faturamento, também
cerca de 61% das agências percebem um cenário de crescimento.
A percepção é mais otimista que
nos três primeiros meses do ano, quando as agências registraram perspectiva de
7% no crescimento do número de empregados, 36% de aumento na demanda de
serviços ofertados, e 30% no faturamento.
Para o ministro do Turismo, Marcelo
Álvaro Antônio, a sondagem configura um excelente balizador das políticas
públicas que vêm sendo desenvolvidas nestes cinco meses de gestão. “Precisamos
monitorar o comportamento do setor turístico brasileiro e ver se as ações
chegam na ponta. Os resultados demonstram uma perspectiva otimista para os
meses seguintes e fundamental aos próximos passos. Sinal de que estamos no
caminho certo. O aumento da geração de empregos é realidade comprovada com esta
pesquisa. O turismo no centro da agenda econômica proporciona isso”, ressalta.
O ESTUDO
A Pesquisa de Sondagem
Empresarial das Agências e Organização de Viagens está em sua primeira edição e
será realizada semestralmente pelo Ministério do Turismo. O estudo é uma
expansão da sondagem já realizada com o setor hoteleiro e pretende avaliar a
percepção de desempenho, no cenário atual e futuro, das agências e operadores
turísticos, além de identificar o comportamento do consumidor sob a perspectiva
dos empresários para os períodos de alta temporada.
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