Denise
Critis, idealizadora do Congresso Nacional de Organizadores e Gestores
de Eventos, explica como alavancar o sucesso nesse gigante mercado
O segmento de eventos é um dos que mais cresce no Brasil. Segundo uma
pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Eventos (Abrafesta) o mercado
brasileiro movimentou R$17 bilhões no último ano. Outro estudo realizado
pela Eventbrite aponta uma previsão de crescimento no tamanho
global de venda de ingressos para eventos, que deve atingir U$ 67.99 bilhões
até 2025.
Segundo Denise Critis, idealizadora do Congresso Nacional de
Organizadores e Gestores de Eventos (CONOGE), que acontecerá de 15 a 17 de julho,
em Campinas, esse é um momento oportuno para quem pensa em empreender neste
universo: “O mercado de eventos é muito democrático. Atende desde ocasiões
simples até as mais elaboradas. E as mais diversas frentes, de eventos sociais
a corporativos”, explica.
Mas nem tudo são flores. Com 26 anos de atuação, a idealizadora conta
que o setor é interessante e relativamente simples de ingressar, mas carente de
profissionalização. “Nosso principal objetivo é ajudar o organizador/gestor
a se tornar um grande profissional. Se o trabalho não for bem feito,
dificilmente ele terá sucesso nessa empreitada”, afirma.
Pensando nisso, Denise listou algumas dicas para quem quer se
especializar e ter sucesso nessa área tão promissora. Confira:
1. Busque profissionalização
Para começar, é importante se aprimorar. No Brasil, existem cursos
específicos em todos os níveis: técnicos, graduação e até pós graduação em
eventos. E quem se especializa sai na frente. Imersões como o CONOGE creditam o
profissional e promovem networking, facilitando a entrada no mercado, e ajuda a
consolidar seu nome.
2. Faça cronogramas
e estratégias
Estipular prazos é de extrema importância para alcançar metas e
objetivos. Assim você não terá nenhuma dor de cabeça com situações inesperadas
e terá a sensação de que foi mais “fácil”. E caso tenha algum imprevisto no
meio do caminho é preciso ter jogo de cintura e uma boa estratégia para
resolver a situação sem nenhum tipo de prejuízo. Tenha sempre um plano “b” na
manga.
3. Conheça seus parceiros
Tenha uma relação de transparência com as pessoas que escolheu dividir
as tarefas. Sua equipe estará ao seu lado durante toda a preparação do evento.
O mesmo acontece com os fornecedores, é necessário construir uma relação de
segurança para que eles entreguem o serviço/produto com qualidade e no
prazo acordado.
4. Seja criativo
Para um bom evento sair do papel e decolar é preciso exercer o lado
criativo para tornar o sonho dos seus clientes uma realidade - esteja atento às
novidades do mercado. Converse muito com o cliente para saber exatamente o que
ele imagina e ficarem alinhados. Essa comunicação é importante para não gerar
frustração para nenhum lado.
5. Paciência
Já dizia o ditado “paciência é uma virtude”. Para quem não nasceu com
tal característica, é necessário exercitá-la. É comum as pessoas ficarem
ansiosas ou até nervosas diante de tanto trabalho. Do lado da equipe e
fornecedores existe uma pressão para que saia tudo como o planejado. Do lado
dos clientes, que o evento seja a realização de um sonho. “Não há margem
para erros”, alerta Denise. Nesse caso, a profissional ressalta a
importância de manter a racionalidade e o bom relacionamento com todos.
6. Respeite o orçamento
É uma das frações mais importantes nesse quebra-cabeça. Negocie as
melhores condições com os fornecedores. Acompanhe todo o processo que envolva
custos a fim de assegurar-se de que os valores investidos estão dentro do
orçamento previsto.
7. Dê atenção ao pós evento
Mesmo com o sucesso de um evento, é preciso garantir que os outros sejam
ainda melhores. Para isso, é preciso ouvir os participantes, eles que darão o
tom de satisfação do seu trabalho. Não desanime com comentários negativos, eles
vão orientar os próximos eventos.
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