Em uma época em que serviços personalizados são cada vez mais
valorizados pelo consumidor, o mercado de turismo passa por mudanças e é
comum encontrar pessoas em busca de roteiros sob medida quando pensam em
viajar. Neste cenário, o papel das agências de viagem também se transformou.
Muito mais do que realizar vendas de pacotes, as agências atuam como
verdadeiras empresas de consultoria em viagem, sempre se valendo da expertise
de seus profissionais para garantir a melhor experiência para cada perfil de
viajante.
A partir de informações fornecidas pelo cliente, o agente define um
roteiro baseado nos hábitos, disponibilidade de tempo e orçamento do
viajante, contemplando desde a sugestão do destino ideal até a listagem de
passeios para aproveitar melhor todos os momentos da viagem. Os roteiros
podem ser bem customizados, abrangendo diversos nichos, como luxo,
enoturismo, religioso, pet friendly, LGBT, destinos com festivais de música,
aventura, pesca esportiva, entre outros. E um dos perfis de viajantes que vem
se destacando é o que deseja unir turismo ao trabalho voluntário.
A jornalista Camila Anauate optou pelo serviço de uma agência
especializada em viagens combinadas com serviço voluntário em 2017, quando
passou um mês na Jordânia. "O maior diferencial foi a segurança
oferecida pela agência, que conhece bem os programas que vende e tem telefone
para emergências. Não precisei acionar o serviço, mas sabia que, se
necessário, poderia contar com ele". Durante a viagem, ela ajudou em
diferentes projetos com refugiados sírios e iraquianos, uma experiência que
considerou transformadora. "Você aprende que o pouco que pode fazer faz
diferença. Conhece outras culturas e recebe grandes lições de
humanidade", completa.
Entre os serviços voluntários mais procurados junto às associadas à Abav
(Associação Brasileira de Agências de Viagem) estão cuidados com animais e os
voltados para crianças em países como África do Sul, Índia, Namíbia, Nepal e
Tailândia. Viajantes em busca dessa vivência têm idade média bastante variada,
indo da faixa de 18 a 30 anos e, em alguns casos, até mais de 40. A maior
parte está na faculdade ou já é graduada e aproveita o período de férias para
viajar. A procura por programas de voluntariado chegou a registrar aumento de
20% em 2018.
"Contar com o serviço de um agente de viagens representa
segurança e praticidade para o consumidor. Lidamos com um excesso de
informações na internet que, muitas vezes, deixa o viajante inseguro sobre o
que fazer. Por isso, a bagagem do agente é um fator decisivo para que uma
viagem seja memorável", diz Magda Nassar, presidente da Abav Nacional,
entidade referência do segmento, com uma base associada de 2,2 mil agências e
operadoras de turismo em todo o Brasil, que representam cerca de 80% da
movimentação de vendas.
SOBRE A ABAV NACIONAL
Reconhecida como uma das principais entidades de turismo no Brasil,
com crescente força política, a Abav Nacional está presente em todos os
estados brasileiros e no Distrito Federal. A entidade tem sua imagem
fortalecida por meio de iniciativas do seu Instituto de Capacitação e
Certificação (Iccabav), na promoção de cursos, palestras, estudos e convênios
de cooperação, e na organização de eventos, como a Abav Expo, a maior feira
do setor de viagens e turismo do Brasil.
Site: www.abav.com.br
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quarta-feira, 3 de julho de 2019
Agências oferecem viagem além do pacote
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