quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Presidente da Abav destaca números do turismo em coletiva de imprensa

Isenção de vistos e estratégias para crescimento do setor estiveram em pauta no encontro realizado nesta quarta-feira (25)
Presidente da Abav, Magda Nassar FOTO: Divulgação Brasilturis
O primeiro dia da 47ª Abav Expo Internacional de Turismo e 52º Encontro Comercial Braztoa foi marcado por uma série de eventos oficiais, entre eles, uma coletiva de imprensa para debater os principais assuntos do setor. O encontro contou com a presença de Magda Nassar, presidente da Abav Nacional; Marcelo Álvaro Antônio, ministro do Turismo; Vinicius Lummertz, secretário do Turismo do Estado de São Paulo; Roberto Haro Nedelciu, presidente da Braztoa; e jornalistas de todo o Brasil.

Magda Nassar enalteceu a grandiosidade do turismo no mundo e no Brasil, e a importância da Abav Expo: "enquanto a economia cresce 0,4% e o volume de serviços cresce 0,8%, no Brasil, o turismo registrou crescimento de 3,2% de janeiro a julho deste ano”. É o setor que mais cresce mês a mês. Apenas em julho, US$ 598 bilhões foram injetados na nossa economia” com gastos de turistas estrangeiros, representando um aumento de 43,4%", destacou.
Magda Nassar com autoridades na Abav Expo FOTO: Panrotas

O ministro do Turismo falou sobre o que é necessário para o crescimento do setor no país. "Grécia, Portugal e México são exemplos de países que recuperaram suas economias com investimento em turismo", e reforçou que desburocratização de processos e reformas tributária e fiscal são pontos a serem revistos.

Representante do destino anfitrião da Abav Expo 2019, Vinicius Lummertz comentou sobre o programa ‘São Paulo Pra Todos’, do governo do Estado, e os esforços das autoridades para desenvolverem o destino turístico. "Já somamos, desde o começo da gestão, 499 novas frequências semanais no Estado e seis novos aeroportos no interior. Até o fim do ano, chegaremos a dez aeroportos em funcionamento", comemorou. O secretário também fez um importante alerta: "O turismo cresce mais que a economia do Brasil e isso deveria representar uma mudança nas estratégias do país".

As autoridades e representantes de entidades presentes também falaram sobre a isenção de visto para cidadãos dos Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália e a falta de reciprocidade para os viajantes brasileiros. "Há seis anos, o Brasil estava na lista de possíveis candidatos para a isenção de vistos dos Estados Unidos e, por uma série de critérios, não conseguiu. Mas a perda não é nossa, do Brasil, e sim, deles. São eles que deixam de receber nossos turistas e divisas vindas das viagens. Com essas dificuldades, muitos viajantes escolhem outros destinos", explicou Magda. O ministro do Turismo concordou e disse que o governo brasileiro não podia aguardar a reciprocidade para isentar os viajantes estrangeiros. "Os turistas vindos de outros países gastaram 43% a mais, de janeiro a julho deste ano, do que no mesmo período do ano passado. Eu escolho a nossa economia girando a reciprocidade", enfatizou.



Nenhum comentário:

Postar um comentário