sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Vou-me embora pra Pasárgada

Paulo Cavalcante faz um convite aos clientes para descobrirem Pasárgada
Inspirado no poema de Manuel Bandeira, “Vou-me embora pra Pasárgada”, o empresário Paulo Cavalcante, diretor da agência de viagens Tour Du Monde, em Fortaleza, publicou matéria sobre o tema no Diário do Nordeste (Verso – 25 de setembro de 2019) e mostrou sua admiração pelo destino e pela história. São detalhes que enriquecem uma viagem, que certamente estará no roteiro da sua agência. 

Vou-me embora pra Pasárgada é um poema do pernambucano Manuel Bandeira, publicado no livro “Libertinagem”, em 1930. O poema, de características modernistas, é bastante apreciado e musicado por cantores brasileiros. O autor mostra-se lírico e revela sua preferência por um lugar melhor, fugindo da sua realidade. Veja:

Vou-me embora pra Pasárgada
Lá sou amigo do rei
Lá tenho a mulher que eu quero
Na cama que escolherei
Vou-me embora pra Pasárgada

São muitas as atrações que compõem o roteiro da primeira capital do Império Persa FOTOS: Arquivo Paulo Cavalcante
Paulo Cavalcante mostra sua admiração pelo poema, que o encanta desde a adolescência. “O meu eu se encantava com aquele sonho”. Ao longo dos seus estudos, Paulo descobriu a existência daquele lugar paradisíaco: “Fica na Pérsia, atual Irã”, e cumpriu o compromisso de um dia visita-lo, o que se tornou mais fácil como agente de viagem.

Nas sus pesquisas, o empresário reuniu muitas informações. “Aprendi tudo que podia sobre a Pérsia, sobre Ciro, o Grande, sobre os Aquemênidas (dinastia fundada pelo rei Aquemênes, da Pérsia). E me fascinava saber que Pasárgada tinha sido  Capital do Primeiro Grande Império multicultural da Ásia Ocidental”.

Nos seus achados históricos, Paulo Cavalcante aprendeu “que a Pérsia (Irã) é pura arte, com uma arquitetura especialmente bela, com mesquitas, palácios e tumbas recobertas ora por cerâmicas espetacular, ora por pedaços de espelho geometricamente cortados e de rara beleza”.

O empresário realizou seu sonho de seguir os caminhos de Manuel Bandeira, que teve a imaginação de encontrar um lugar, ser “amigo do rei” e ter a mulher que queria na cama que escolheria. Se isto lhe inspira e desperta curiosidade, veja possíveis saídas para o Irã nos pacotes turísticos da Tour Du Monde e boa viagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário