segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Festival Gastronômico do Atum qualifica chefs em Itarema

O coordenador Luciano Ferreira e o idealizador Euvaldo Bringel
Os dias 18 e 19 deste mês de outubro foram festivos em Itarema, com a realização do programa Ceará Mares do Atum II Festival Gastronômico, no Porto dos Barcos. O cenário é preparado para o evento, com grandes barcos mostrando a evolução da pesca e a força econômica do atum no município.
Raquel Grafin, primeiro lugar no concurso
No primeiro dia, a programação contou com a presença de políticos da terra, tendo à frente o prefeito Eliseu Monteiro presidindo o evento, realizado pela Prefeitura de Itarema, com apoio do governo do Estado e de outros parceiros. O segundo dia foi dedicado à criatividade e profissionalismo, com a realização da escolha dos pratos e a participação de sete chefs de restaurantes locais, treinados pelo chef Luciano Ferreira, fundador e presidente da Associação dos Chefs do Ceará (ACC).

Na bancada do júri estiveram presentes tradicionais chefs de Fortaleza, como Léo Gondim, Faustino, Pedro Rui, a jornalista Edgony Bezerra e convidados locais. Em todos os momentos, os convidados tiveram como anfitrião o secretário de Turismo, Pesca e Meio Ambiente, Irades Cordeiro. Entre os convidados, estava o ex-secretário de Agricultura, Pesca e Aquicultura do Ceará, Euvaldo Bringel, idealizador do programa Ceará Mares do Atum e apontado no município como criador do Festival Gastronômico.

Os jurados avaliando o prato de Raquel Grafin
PREMIAÇÃO

Os sete chefs participantes do concurso foram estimulados e orientados a usar produtos da terra: coco, castanha, caju e tapioca.

Primeiro lugar: Raquel Grafin, Maison La Roche, com o prato Tapioca do Sertão Defumado.
Segundo lugar: Iara Dantas, Boca do Rio, prato Atum Arretado.
Terceiro lugar: Caio Henrique, Barraca O Toca, prato Atum Ilha do Guajiru.

Os chefs foram saudados com diplomas de participação e ficaram felizes pelo momento e pela oportunidade de mostrar seu trabalho. 

Atum na decoração das barracas
Euvaldo Bringel é um entusiasta da realização do Festival Gastronômico, uma oportunidade sugerida a outros municípios e adotada pelo Itarema, que chega à segunda edição com uma proposta de crescimento, de valorização do atum e de grandes realizações futuras com o momento do pescado, que gera emprego e renda na região.


Nenhum comentário:

Postar um comentário