terça-feira, 26 de novembro de 2019

Última apresentação do ano da Orquestra Contemporânea Brasileira

A Orquestra Contemporânea Brasileira se apresenta domingo, dia 1º, no Cineteatro São Luiz
A Orquestra Contemporânea Brasileira (OCB) encerra sua temporada de apresentações de 2019 com um concerto voltado aos grandes compositores da música erudita mundial. O repertório será formado por composições de Johann Sebastian Bach, um dos expoentes do período barroco; e de Wolfgang Amadeus Mozart e Joseph Haydn, que revolucionaram a música erudita no período clássico. A apresentação será realizada no dia 1º de dezembro, às 10h30, no Cineteatro São Luiz.  
Um dos pontos altos do espetáculo é a apresentação solo do violinista e spalla da OCB, Paulo Leniuson, que irá interpretar a música “Concerto para Violino em Mi Maior”, de Bach. O termo Spalla, de origem italiana, é atribuído ao primeiro-violino de uma orquestra. Mestre e graduado em música pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Paulo Leniuson tem ampla experiência como docente e músico. Atuou como violinista da Orquestra Sinfônica da Paraíba, da Orquestra Sinfônica do Recife e como Spalla da Orquestra Ópera Brasil (Maranhão). Atualmente é regente da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho e da Orquestra de Câmara Jacques Klein, do Instituto Beatriz e Lauro Fiuza (IBLF).   
A OCB realizou pela primeira vez, em 2019, uma residência artística no Cineteatro São Luiz. Com duas apresentações por mês, a OCB tem contribuído com a formação de plateia, ao aproximar do público o repertório da música erudita. Uma característica da orquestra é a composição de arranjos para músicas eruditas e populares, o que possibilita ao público apreciar também a cultura local de músicos como Luiz Gonzaga e Pixinguinha. Essa peculiaridade é fruto do trabalho do maestro Arley França, regente da OCB. Durante os espetáculos, ele se dirige à plateia de forma direta e rompe com formalidades características dos concertos eruditos.
Com núcleos de formação musical no Estado, a OCB tem patrocínio da EDP (Energias do Brasil) e apoio do Instituto EDP, sobretudo no núcleo de São Gonçalo do Amarante, onde são educados cerca de 100 crianças e jovens.

MAIS INFORMAÇÕES:
Concerto da Orquestra Contemporânea Brasileira
Local: Cineteatro São Luiz
Data: 1º de dezembro
Horário: 10h30
Valor: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário