Feiras reúnem
pessoas que querem vender e aquelas que têm necessidade de comprar. As feiras de
negócios multitemáticas se inserem no setor de eventos, que cresce e evolui no
mundo todo. Um recorte dos últimos 20 anos, no Brasil, dá conta de que mais de
84 milhões de compradores participaram de feiras de negócios realizadas no
país.
Quando se
pergunta qual é a explicação para se gerar, em poucos dias, negócios
excepcionais para as empresas, a resposta contempla um valor essencial: as
feiras de negócios propiciam o contato comercial direto entre quem compra e
quem vende.
Em cada
evento, o participante tem a chance de conquistar novos clientes do mercado
interno e internacional. Adicionalmente, o contexto de feiras de negócios
constitui fonte insubstituível de atualização para os profissionais dos
diferentes setores econômicos envolvidos – vendedores e compradores.
IMPACTOS
E TENDÊNCIAS
A União
Brasileira dos Promotores de Feiras (Ubrafe) divulga dados de pesquisa encomendada
junto ao instituto NewSense, intitulada ‘Impacto e Resultado dos Eventos com
Foco em Geração de Negócios no Estado de São Paulo’. O estudo analisa dados
relativos aos players de maior relevância (promotores, expositores e
visitantes) do setor, com foco no impacto sobre a geração de negócios no
mercado.
Em média, 8,2
milhões de visitantes e 66,5 mil expositores participam de 742 eventos de grande
porte no estado de São Paulo. Ou seja: são cerca de 11,5 mil pessoas por
evento, considerando o universo das feiras de negócios e dos congressos com
estandes com mais de 500 participantes.
Além de
ocuparem 3 milhões m² dos principais pavilhões, centros de convenções e de
grandes hotéis do estado de São Paulo, as feiras de negócios são geradoras de
receitas para todos os destinos onde são realizadas. A pesquisa da Ubrafe
revela haver a convergência entre esses eventos e disseminação de novos
conceitos e tendências, por meio da realização, em paralelo, de congressos,
seminários e rodadas de negócios.
“O aperto de
mãos garante sempre a melhor network aos diferentes setores econômicos, que
demandam novas ideias e otimização de tempo”, resume o presidente da Ubrafe,
Abdala Jamil Abdala, que também preside a Francal. O dirigente salienta que “a
Pesquisa e o Calendário Ubrafe 2020 já foram apresentados ao mercado argentino,
durante evento na Embaixada do Brasil em Buenos Aires. O mesmo se dará em
Portugal, no evento em parceria com o Ministério das Relações Exteriores e a
Embaixada do Brasil naquele país”.
RELEVÂNCIA
EM NÚMEROS
A pesquisa
patrocinada pela Ubrafe e associados mostra que o volume anual de negócios
gerados por eventos representa R$ 305 bilhões de reais para a economia
brasileira, considerando os resultados para as empresas expositoras. Isso
equivale a 4,6% do PIB Nacional, com um detalhe: são valores gerados em eventos
de negócios realizados no Estado de São Paulo.
Já o volume
de investimentos, contemplados os diferentes elos da cadeia de valor no setor,
alcança a cifra de R$ 16,3 bilhões/ano, o que confirma a condição de vetor do
desenvolvimento econômico. E a certeza de que participar de eventos faz a
economia girar. A capilaridade ampla engloba infraestrutura, serviços,
hospedagem, gastronomia, transporte, logística, marketing promocional – entre
outros. Nesse sentido, fomenta a economia criativa, por meio da geração de
negócios e de ideias.
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