domingo, 22 de dezembro de 2019

Festejos Natalinos – Cultura Popular no Cariri

Bacamateiro da Paz, do Mestre Nena
Chega ao Crato a segunda edição do “Festejos Natalinos – Cultura Popular no Cariri”, um projeto que reúne apresentações de Autos de Natal, Reisados e Lapinhas e promove a valorização da Folia de Reis, um dos maiores e mais vivos legados da cultura popular da região, tão intimamente ligada à religiosidade.
Os Irmãos Aniceto participam do cortejo
Induzidos pela fé no Padre Cícero, os romeiros fizeram do Cariri o sacrário de seus costumes e tradições, onde encontraram uma região fértil em tradições populares, herdadas dos índios Cariris e fortalecidas pelos colonizadores europeus. Estas manifestações estão, portanto, enraizadas no dia-a-dia da população do Cariri, mantendo uma relação profunda entre fé e cultura popular.  
Manero Pau, do Mestre Cirilo
O “Festejos Natalinos – Cultura Popular no Cariri”, além de contribuir para a divulgação e valorização da tradição popular nordestina, gerar renda e dar visibilidade aos profissionais da cultura e artistas populares do estado do Ceará, promove um intercâmbio cultural entre público e artistas populares e possibilita o acesso democrático ao projeto, através do acesso gratuito e irrestrito às apresentações.
Reisado Mestre Aldemir
Os “Festejos Natalinos – Cultura Popular no Cariri” é uma realização Ministério da Cidadania – Secretaria Especial da Cultura, por meio Lei Federal de Incentivo à Cultura, em parceria com a Midas Produções Culturais e patrocínio da Grendene.
A programação acontecerá nos dias 27 e 28 de dezembro de 2019 no Crato; 4 de janeiro de 2020 em Juazeiro; 5 de janeiro no Crato e 6 de janeiro em Barbalha. Participarão 25 grupos, totalizando 460 pessoas de todas as idades, oriundas das cidades de Juazeiro do Norte, Barbalha e Crato.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário