sábado, 25 de janeiro de 2020

ABEAR: Anvisa alerta passageiros sobre sintomas do coronavírus

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária se reuniu com companhias aéreas no dia 24 de janeiro para reforçar procedimentos
 
A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) informa que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou no dia 24 de janeiro, nos aeroportos internacionais do país, informes sonoros em português, inglês e mandarim sobre os sintomas do coronavírus, com orientações aos passageiros e dicas para evitar a transmissão de doenças. A versão em português segue reproduzida abaixo.

- Se você tiver febre, tosse ou dificuldade para respirar, dentro de um período de até 14 dias, após viagem para a China, você deve procurar a unidade de saúde mais próxima e informar a respeito da sua viagem;
- Para proteger sua saúde, siga medidas simples, que podem evitar a transmissão de doenças:
•    Lave as mãos frequentemente com água e sabão. Se não tiver água e sabão, use álcool gel;
•    Cubra o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar. Descarte o lenço no lixo e lave as mãos;
•    Evite aglomerações e ambientes fechados, procurando manter os ambientes ventilados;
•    Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
•    Procure o serviço de saúde mais próximo.

A Anvisa também reforçou procedimentos já estabelecidos em aeroportos e aeronaves para a identificação e comunicação de casos suspeitos de coronavírus, durante reunião realizada no Aeroporto Internacional de Guarulhos com companhias aéreas, empresas que atuam no aeródromo e órgãos de saúde estaduais e municipais.

São medidas mais técnicas e operacionais que dizem respeito aos procedimentos das companhias aéreas e suas tripulações, quando detectam um caso suspeito. Entre algumas das principais medidas apresentadas está o reforço na limpeza e desinfecção de aeronaves pelas empresas especializadas nesse tipo de serviço, em casos de identificação de suspeita de passageiro (a) com sintomas do coronavírus a bordo.

CORONAVÍRUS

Um vírus desconhecido pela ciência até há pouco vem causando uma doença pulmonar grave em centenas de pessoas na China, e já foi detectado em mais oito países –  Cingapura, Coreia do Sul, Estados Unidos, Japão, Nepal, Tailândia, Taiwan e Vietnã.

O ponto de partida do surto viral causado por um tipo de coronavírus foi Wuhan, megalópole chinesa com 11 milhões de pessoas. Em dezembro do ano passado, diversos casos de pneumonia começaram a surgir na cidade   contudo, a causa ainda era desconhecida.

No Brasil, o Ministério da Saúde colocou o país em alerta para o risco de transmissão do coronavírus, mesmo sem nenhum caso suspeito. Profissionais de saúde e hospitais estão sendo orientados de como agir caso o vírus chegue.


Nenhum comentário:

Postar um comentário