A constatação estampada no título desta matéria se verifica no
conjunto temático dos eventos – uma indústria que não para de crescer e se
modernizar. A organização e a gestão de eventos exigem competências
multidisciplinares no setor, além de expertise em aplicação de funcionalidades
das ferramentas digitais. E pesam, a favor do desempenho e do resultado, os
relacionamentos mais duradouros entre o organizador do evento e o cliente.
O crescimento da
indústria de eventos corporativos no Brasil tem alcançado a faixa de 14% ao
ano, segundo informação da última pesquisa realizada pela Associação Brasileira
de Empresas e Eventos (Abeoc). Entidade acrescenta que há mais de 60 mil
empresas que atuam diretamente no mercado de eventos. E que 94% delas se
enquadram como micro ou pequenas.
De acordo com a revista Pequenas Empresas e
Grandes Negócios, os gastos com eventos corporativos movimentam a média de R$
210 bilhões ao ano. E os eventos sociais, outros R$ 16 bilhões. A soma dos
valores representa 4,3% do PIB Nacional. Acrescente-se, segundo a Abeoc, que o
setor de eventos ocupa o 3º lugar no ranking de motivos para estrangeiros virem
ao Brasil.
Juntam-se às cifras monumentais outros aspectos e valores que se
agregam ao mercado de eventos e elevam sua relevância. Eventos geram novos
negócios, incrementam aqueles já existentes, revigoram o clima organizacional,
promovem o conhecimento e a ciência e, principalmente, proporcionam
experiências às pessoas.
CONTINUIDADE E RESULTADOS
No segmento de eventos médicos e científicos, constata-se que a
manutenção do fornecedor responsável pela organização é salutar. E permite o
aprimoramento da experiência, em todos os aspectos.
O Congresso Brasileiro de Física Médica (CBFM) é ilustrativo.
Realizado desde 1969, em diferentes cidades do Brasil, sempre traz novidades
aos participantes e tem papel integrador entre os Físicos Médicos.
Em agosto de 2019, foi realizada a 24ª edição na cidade de
Santos (SP), quando se comemorou o cinquentenário do evento, que foi
considerado o maior da década. A 25ª edição já está agendada para acontecer de
5 a 9 de agosto, de 2020, em João Pessoa (PB).
O CASE CBFM
Itinerante, o evento científico tem sido organizado pela agência Acquaviva Eventos, em parceria com
a TMC Ecology e a Triart Estandes e Eventos. De acordo com os
respectivos porta-vozes, a longevidade da relação entre cliente e fornecedores
gera resultados mais consistentes. O sucesso alcançado na última edição do
CBFM, por exemplo, assegurou a renovação do contrato por mais quatro anos.
“O fato das equipes e o cliente se conhecerem reduz riscos e
aumenta a qualidade da entrega dos serviços prestados”, salienta Marcelo
Acquaviva, CEO da Acquaviva Eventos. O empresário acrescenta que boa parte do
mercado de eventos no Brasil ainda considera o organizador uma peça
descartável. “É o mesmo que colocar o time em campo sem técnico”, compara.
Segundo ele, a valorização dos serviços profissionais do organizador de eventos
influi positivamente na escolha dos fornecedores, que tendem a proporcionar os
melhores resultados ao cliente, na medida em que já o conhecem.
Sob a ótica da TMC Ecology, o conhecimento prévio é fundamental
na escolha do destino para um evento itinerante. “O atendimento continuado gera
conhecimento embasado. Aprimora a previsibilidade quanto ao perfil e origem do
público e também facilita a negociação com os meios de transporte e
hospedagem”, destaca Abraham Gurvitch, CEO da empresa.
No entendimento da Triart Estandes e Eventos, protagonista do
tripé que ganha notoriedade e faz o sucesso da CBFM, a montagem de um evento
ganha muito com o conhecimento prévio. “Conhecer o cliente do cliente, que é o
público visitante do evento, aumenta a qualidade da entrega”, garante Pedro
Luís do Valle Torrano, CEO da Triart.
Outro aspecto mencionado pelos parceiros na realização do CBFM é
que, no âmbito dos eventos científicos, há uma tendência de descentralização.
No Estado de São Paulo, isso é facilitado pela qualidade das malhas aérea e
rodoviária, que favorece a escolha de destinos tanto do interior como do
litoral.
VISÃO DA ABFM
O presidente da ABFM (Associação Brasileira de Física Médica),
Dr. Homero Martins, considera que o sucesso do 24º CBFM passou pela excelente
programação científica; convidados internacionais e nacionais de primeira
linha; divulgação antecipada, frequente e bem-feita; e a comemoração do
cinquentenário da entidade.
O dirigente sustentou que o caráter itinerante do CBFM visa
beneficiar os associados, muitos deles estudantes jovens, que não podem
investir em viagens longas. “Embora o congresso possa, eventualmente, ser menor
quando realizado em determinadas localidades, o que importa é o cumprimento da
missão da ABFM de promover a Física Médica no Brasil”, salienta.
Sobre o papel da Acquaviva, ele destaca a segurança oferecida
pela empresa, que organiza o congresso desde 2009, quando se comemorou os 40
anos da ABFM. “Desde o início, desenvolvemos uma relação de confiança, com
muita flexibilidade na negociação dos serviços da Acquaviva. O que não funciona
é corrigido sem burocracia e sem estresse”, esclarece Martins. Não por acaso, o
contrato com a Acquaviva foi renovado por mais quatro anos.
As três empresas – Acquaviva, Ecology e Triart – são associadas
à Abeoc – São Paulo (Associação Brasileira de Empresas de Eventos) e
protagonistas da campanha “Valorização dos Profissionais de Eventos”. A
entidade também avança no processo de interiorização, com a oferta de cursos de
capacitação e atualização dos profissionais de eventos.
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