quarta-feira, 17 de junho de 2020

Lucas Fiúza é o novo secretário de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões

O titular será responsável pela melhoria do ambiente de negócios, e a otimização das iniciativas público-privadas para o setor

O secretário Lucas Fiúza e o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio FOTO: Roberto Castro/MTur
Lucas Felício Fiúza é o novo secretário Nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões do Ministério do Turismo (MTur). Recém-criada pela nova estrutura do MTur, a Secretaria Nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões (SNAIC) tem o objetivo de atrair investimentos privados para o setor, através da melhora do ambiente de negócios com foco na segurança jurídica e nas parcerias público-privadas envolvendo concessões e autorizações.

A pasta também é responsável pelas atribuições do Fundo Geral do Turismo (Fungetur) e apoio ao crédito, um pilar fundamental no estímulo aos investimentos no setor do turismo. Além disso, o titular terá a função de integrar o planejamento, o ordenamento e a gestão territorial do setor às estratégias de atração de investimentos. 

Para Fiuza, este será um grande e ótimo desafio que ele terá pela frente. “Agradeço ao ministro Marcelo Álvaro Antônio e ao presidente Bolsonaro pela honra e pela confiança. Não tenho dúvidas de que essa nova secretaria é estratégica para o desenvolvimento do turismo brasileiro. O crédito e principalmente os investimentos privados para o turismo serão a grande alavanca da retomada. O Brasil se tornou a maior reserva de mercado turístico do mundo e a SNAIC nasce para viabilizar o ingresso desses novos investimentos e a realização daqueles que já estavam programados, mas tiveram obstáculos. Chegou a hora de o Brasil realizar todo o seu potencial e promover a prosperidade que o turismo pode e vai proporcionar ao povo brasileiro”.

Natural de Fortaleza (CE), o novo secretário é turismólogo, possui formação em Turismo e Hotelaria e Pós-Graduação em Escola Austríaca de Economia, pelo Instituto Mises Brasil. Já atuou como CEO em uma empresa do ramo turístico-imobiliário e foi diretor-presidente em uma companhia de construção. Desde agosto de 2019, Fiúza atuava como coordenador-geral de Fomento ao Empreendedorismo, Atração de Investimentos e Fungetur do MTur, atuando na linha de frente para a liberação do R$ 5 bilhões em crédito para ajudar o setor. 

NOVA SECRETARIA

Para fortalecer a política de atração de investimentos privados para o setor de turismo, o MTur modificou o nome da antiga Secretaria Nacional de Integração Interinstitucional (SNINT) para Secretaria Nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões. Composta por dois departamentos: de Ordenamento, Parceiras e Concessões; e de Atração de Investimentos, a SNAIC absorveu as competências do atual Departamento de Ordenamento Turístico (DEOTur), da antiga Secretaria de Estruturação do Turismo (SNETur).  O Programa Regionalização do Turismo, o Prodetur +Turismo, o mapeamento e categorização de municípios e a gestão do Fungetur ficam sob a responsabilidade da SNAIC.

Um comentário: