segunda-feira, 20 de julho de 2020

Entidades fazem parceria para ajudar guias de turismo do Ceará

A capital cearense aguarda o retorno dos turistas para dias inesquecíveis
Com conhecimento, simpatia e atenção, os guias de turismo abrem as portas das cidades no mundo inteiro. São eles (elas) que fazem o primeiro contato com os visitantes. São os responsáveis para falar e mostrar as belezas das cidades e encantar os turistas. Desde a chegada ao aeroporto até os passeios no litoral e nos atrativos turísticos, nada acontece sem a presença de um guia de turismo.

Neste período de afastamento da atividade turística, com a total ausência dos visitantes, os guias de turismo deram um grito de alerta. Eles são profissionais liberais, sem vínculo empregatício nas agências de viagens e operadoras, e prestam serviço para estas empresas quando solicitados. Sem turistas não há trabalho, e os guias estão resistindo os quatro meses de pandemia do coronavirus e agora resolveram apelar para a solidariedade de governantes, políticos, empresários e amigos.

Se o turista não vem, os guias não têm serviço nem fonte de renda. O turismo foi uma das atividades mais afetadas e vai demorar para reconquistar seu lugar no mercado. Os prejuízos são incalculáveis, do tamanho da abrangência do setor, que movimenta mais de meia centena de atividades. Os turistas desapareceram da cidade e muitas categorias ficaram sem ver navios, aviões, ônibus e outros meios de transporte de menor porte.

Mas, os guias de turismo não estão sós. Suas necessidades foram sentidas pelo Visite Ceará, em parceria com a Associação Brasileira das Empresas Organizadoras de Eventos do Ceará (Abeoc-CE), que estão montando estratégias de ação para ajudar a estes profissionais através da criação de um grupo de amigos, empresários e lideranças. Campanhas, arrecadação através de conta bancária e uma “Vaquinha Virtual” estão em fase de implantação. O grupo já conta com o apoio da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Ceará (ABIH-CE) e da Câmara Setorial de Turismo e Eventos (CSTE).

SINDICATO E CADASTUR

Os guias de turismo estão integrados ao Sindicato Estadual dos Guias de Turismo do Ceará (Sindegtur) ou ao Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo (Cadastur), que funciona em parceria com os órgãos oficiais de turismo dos Estados. O Sindegtur é presidido pelo guia Alberto Augusto, que está com a missão de acompanhar as ações de solidariedade. Alberto informou que são mais de 350 profissionais (capital e interior), e os que não são sindicalizados estão legalizados no Cadastur.

Alguns guias receberam o auxílio emergencial e outros estão contando com apoio de familiares. A perspectiva de retorno ao trabalho é remota, e Alberto acredita que vai ser difícil a normalidade. Por enquanto, os guias aguardam aprovação de projetos do vereador Paulo Martins e do deputado Acrísio Sena, que abrange outras categorias, como informantes, condutores de turismo e bugueiros.

Os primeiros colaboradores já podem participar com depósito bancário.
Bradesco
Agência: 0608-4
Poupança: 1001568-5
Alberto Augusto de Lima Neto
CPF: 356.843.051-72

P.S. As matérias publicadas no blog Edgony Online são reprisadas na Revista Fácil -  link:
       www.revistafacil.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário