quinta-feira, 30 de julho de 2020

MTur destina R$ 6,5 milhões para infraestrutura turística na região da Serra da Capivara

Durante visita a São Raimundo Nonato (PI) foi anunciado ainda a estruturação do aeroporto Serra da Capivara e a inclusão do parque em campanhas promocionais
O presidente Jair Bolsonaro em visita ao Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí FOTO: Allan Santos/PR
O presidente da República, Jair Bolsonaro, e o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, anunciaram o empenho de R$ 6,5 milhões para obras de infraestrutura turística no município de São Raimundo Nonato, no Piauí. O anúncio ocorreu nesta quinta-feira (30.07) durante visita à cidade e ao Parque Nacional da Serra da Capivara. Com o montante, será possível pavimentar as ruas que recebem maior fluxo de veículos, além de revitalizar e reformar o Centro de Apoio ao Turista.

Pela primeira vez na região, o presidente Jair Bolsonaro destacou a ação do Ministério do Turismo para a retomada do setor no país e as belezas do local. “Desde o começo, a ideia é descobrir para muitos brasileiros regiões tão lindas, como essa que estamos visitando. Nenhum país do mundo tem o potencial do turismo que nós temos. Junto com o ministro Marcelo Álvaro Antônio, vamos colocar o turismo no Brasil no lugar que ele merece”, disse.

Segundo Álvaro Antônio, a ação se soma à diversas outras que estão sendo realizadas pelo governo federal em prol da transformação dos destinos turísticos do país e da geração de emprego e renda. “O nosso desafio é traduzir o potencial que o Brasil tem no Turismo em realidade. A cidade de São Raimundo Nonato abriga um dos maiores parques arqueológicos do mundo e tem potencial para 2 ou 3 milhões de visitantes. Obviamente, a gente precisa de infraestrutura e é nesse sentido que o governo federal e o presidente Jair Bolsonaro têm nos orientado”, concluiu.

Ainda durante a visita, o Ministério do Turismo incluiu a Serra da Capivara no escopo da Campanha Promocional da Pasta de incentivo ao setor nos Parques Nacionais do Brasil e também na política do Fundo Setorial do Audiovisual para produção de filmes e documentários que tenham como tema ou plano de fundo os destinos turísticos nacionais. Além disso, foi anunciada a estruturação do Aeroporto Internacional Serra da Capivara para atração de voos comerciais, em parceria com o Ministério da Infraestrutura.

No ano passado, o Ministério do Turismo esteve em três ocasiões na região para identificar e aprimorar as potencialidades turísticas do atrativo. Numa delas, técnicos da Pasta realizaram um diagnóstico das necessidades de infraestrutura, conectividade, meio ambiente e promoção do local.

SERRA DA CAPIVARA

Serra da Capivara, atração natural com 173 sítios arqueológicos FOTO: EcoViagem
O Parque Nacional da Serra da Capivara é um verdadeiro museu a céu aberto. Os 173 sítios arqueológicos abertos à visitação dentro da unidade de conservação atraem mais de 20 mil turistas anualmente, interessados em fazer uma imersão nas origens da presença humana no semiárido. Ao todo, o local abriga 1.354 sítios pré-históricos, repletos de pinturas rupestres, a maior concentração do tipo no Brasil.

Os desenhos dos povos que viviam na região retratam com grande variedade de formas, cores e temas cenas de caça, pesca, rituais religiosos e de acasalamento, além de outros vestígios do cotidiano do homem pré-histórico, entre cenários de vales e chapadas acessíveis por trilhas, rampas e escadarias.

Fonte: Ministério do Turismo


Nenhum comentário:

Postar um comentário