A bordo dos protocolos, do reequacionamento
estratégico e operacional, o mundo dos negócios volta a viajar. O propalado
novo normal não se alcança por meio de ‘receita de bolo’, que não existe. Nesse
sentido, os players dedicados à indústria de viagens corporativas demonstram
maturidade, espírito colaborativo e desejo irrefreável de superação.
No segundo
trimestre de 2020, a Gol mantém a liderança no ranking das cias aéreas com
maior emissão de passagens para voos domésticos, com 41,1% de Market share; seguida
pela Azul (36,1%) e a Latam (22,8%). Em volume de vendas, entretanto, a Azul
assume a primeira posição, com 40,8% da movimentação que foi gerada no período;
seguida da Gol (38,0%) e da Latam (21,2%).
A inversão de
posições ocorre em razão das tarifas praticadas. Ou seja: enquanto a tarifa
média da Gol foi de R$ 485,00 e da Latam R$ 488,00, o valor praticado pela Azul
foi de R$ 593,00. Interessante
observar que, no segundo trimestre de 2020, o preço das passagens
comercializadas para voos domésticos no mercado de viagens corporativas caiu
34,9% (de R$ 807,00 para R$ 525,00), comparado a igual período de 2019.
“O fato é que,
apesar da crise, verifica-se a retomada das viagens de negócios. Em um país
continental como o nosso, não podemos prescindir do transporte aéreo”, afirma
Carlos Prado, presidente do Conselho de Administração da Abracorp.
“Fica
evidente que a curva descendente foi revertida e a partir de abril teve início
a retomada”, constata Gervasio Tanabe, presidente executivo da entidade. O total
das vendas registradas no segundo trimestre de 2020, superior a R$ 96 milhões –
o que equivale a 42,7% de aumento, de abril a junho – consolida a tendência de
recuperação.
Acrescente-se que
o potencial de crescimento é ainda muito maior. Pesquisa realizada pela
Abracorp apurou que 48% das corporações atendidas pelas agências de viagens
liberaram menos de 10% dos seus colaboradores a realizarem viagens, enquanto
43% delas liberaram até 30%; e 9% até 50%.
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