quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Dia Mundial do Turismo é destaque em programação da Fecomércio para análise do setor

O evento será online, através de lives e webinar, com a participação de diversos especialistas

Circe Jane Teles da Ponte
O atual cenário e as perspectivas do Turismo entram em debate numa programação realizada pelo Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) do Sistema Fecomércio Ceará. O evento acontece dos dias 25 a 30 deste mês, com destaque especial para o Dia Mundial do Turismo, celebrado em 27 de setembro, além de apresentar o setor como parte importante do comércio, através do conceito idealizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), “Comércio e Turismo viajam juntos”.

“Realizar esse evento no período em que se comemora o Dia Mundial do Turismo é ratificar a importância e o significado desse setor produtivo, bem como reconhecer que o Turismo é a vocação do Ceará”, defende a presidente do Cetur, Circe Jane Teles.

A programação reunirá diversos especialistas e será aberta ao público. A primeira Live acontece amanhã, dia 25, com o tema “Carreiras Conectadas – Recepção e reserva – Governança – A&B – Gastronomia” e contará com a participação do presidente do Sindicato Estadual dos Guias de Turismo do Ceará (Sindegtur), Alberto Augusto de Lima Neto, e da presidente da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais de Turismo, Silvia Helena Guimarães da Silva.

A segunda Live será realizada no dia 28, com o tema “As instituições de ensino e a articulação com o trade turístico”. O debate terá a participação da presidente do Cetur, Circe Jane; do presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Ceará (ABIH-CE), Régis Medeiros; da consultora de Turismo, Hospitalidade e Lazer do Senac, Cíntia Oliveira; e da coordenadora de Graduação de Eventos da Unifor, Milena Auip. As lives serão transmitidas pelo Instagram da Fecomércio.

CENÁRIO E PERSPECTIVAS

No dia 30 acontece o webinar “Turismo e Eventos – impactos que precisam ser compreendidos”, transmitido pelo Youtube da Fecomércio. O debate ao vivo e online contará com a participação de Mariana Aldrigui, do Cetur de São Paulo; do presidente da Fecomércio Ceará, Maurício Filizola; da presidente da Câmara Setorial de Turismo e Eventos (CSTE), Anya Ribeiro e do presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Eduardo Neves.

Para Maurício Filizola, a Semana do Turismo é mais uma ação da Federação para identificar os gargalos e apontar soluções viáveis para esse setor que é um dos mais afetados pela crise econômica gerada pela pandemia. “Estamos sempre atuantes em discutir e também ouvir as demais instituições com o intuito de colaborar para a recuperação e fortalecimento do Turismo e Eventos”, pontuou.

“Em nosso webinar e nas lives abordaremos o cenário e perspectivas do Turismo e dos Eventos, índices econômicos gerados pelo segmento, geração de postos de trabalho, carreiras profissionais e a matriz curricular das instituições de ensino técnico e graduação para as carreiras relativas ao Turismo”, resume Circe Jane.

De acordo com a presidente do Cetur no Ceará, há muito o que debater sobre o setor de Turismo e Eventos. Circe Jane explica que atualmente são vários desafios a serem enfrentados, como o fomento e a promoção do destino Ceará na retomada; a captação de novos voos; geração de índices para formatação de projetos de sustentabilidade aos governantes em suas gestões e de investimento no setor por parte da iniciativa pública e privada, além de outros.

TRANSFORMAÇÃO

De acordo com Circe Jane, neste período de pandemia, devido ao novo Coronavírus, a Fecomércio, através do Cetur, uniu-se às instituições do setor para buscar alternativas de sustentabilidade às empresas da cadeia produtiva do Turismo e Eventos, articulando, por meio de interlocução com as diversas instâncias governamentais, a fim de demandar soluções em uma retomada segura e menos traumática.

Marcos Pompeu, secretário executivo do Cetur, informa que o Turismo representa hoje, 13% do PIB do Ceará, e que a evolução desse setor, nos últimos 20 anos, é extraordinária, por isso o Sistema Fecomércio (Sesc, Senac e IPDC), juntamente com o Cetur, é uma voz altiva e permanente do empresário do Turismo no Estado.

Segundo Marcos Pompeu, esse evento não é focado na retomada do setor, mas sim na sua transformação provocada pela pandemia. “Não estamos mais tratando de retomada do setor, nós já retomamos. Estamos falando de transformação do Turismo no Ceará, no Brasil e no mundo com protocolos de segurança, níveis de qualidade de higiene e de cuidados diferentes, e isso vai permanecer. Essa é uma oportunidade de atingirmos padrões de qualidade e proteção que vão ficar para sempre”, analisa.

Programação alusiva ao Dia Mundial do Turismo 

Sexta - 25 de setembro

Live: Carreiras Conectadas – Recepção e reserva – Governança – A&B – Gastronomia

Horário: 15 horas 

Transmissão: Instagram Fecomércio

Segunda – 28 de setembro

Live: As instituições de ensino e a articulação com o trade turístico 

Horário: 15 horas 

Transmissão: Instagram Fecomércio 

Quarta – 30 de setembro 

Webinar: Turismo e Eventos – impactos que precisam ser compreendidos 

Horário: 09 horas 

Transmissão: Youtube Fecomércio

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário