segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Cetur apresenta mais uma Live na Semana do Turismo Fecomércio

Circe Jane Teles da Ponte
A tarde desta segunda-feira deu continuidade às comemorações alusivas ao Dia Mundial do Turismo, 27 de setembro, com a segunda Live da programação realizada pelo Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) do Sistema Fecomércio, para festejar a data na Semana do Turismo. Especialistas do setor debateram o tema “As instituições de ensino e a articulação com o trade turístico. Com mediação da presidente do Cetur, Circe Jane Teles da Ponte, participaram da Live a coordenadora de Graduação Tecnológica de Eventos da Universidade de Fortaleza (Unifor), Milena Auip; o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Ceará (ABIH-CE), Régis Medeiros; e a consultora de Turismo do Senac Ceará, Cíntia Oliveira. 

Na abertura do evento, Circe Jane fez a apresentação dos palestrantes e destacou a vocação do Ceará para o turismo, o que deve despertar em cada cearense o seu compromisso de receber bem os visitantes em todos os setores. A Live mostrou que o período de isolamento abriu caminhos para inovação e criatividade em busca de profissionalismo. Enquanto se reinventa para a retomada das ações, o setor de turismo desperta para a necessidade de pessoal qualificado. 

Milena Auip falou da importância de incentivar a participação dos alunos da Unifor no mercado de trabalho, nos eventos presenciais que se aproximam e nos eventos onlines, que devem continuar. Ela sugere que o setor de turismo abra as portas para as instituições, em busca de novas ideais para o desenvolvimento, e que procurem a Unifor para ajudar nesta mudança de perfil dos novos profissionais. Seu objetivo é que haja melhoria dos profissionais para atuação em todo o setor produtivo. 

Régis Medeiros falou da necessidade abrangente de pessoas qualificadas para o setor hoteleiro e disse que muitas vezes o empregador não encontra estas pessoas. Régis disse que precisam dessa informação para análise de qualificação, experiência e graduação. Com um pouco de otimismo, ele prevê que, com o reaquecimento do mercado, vão precisar de pessoas mais qualificadas e sugere que haja um link entre as instituições e os empresários. 

Outra contribuição para o tema foi de Cíntia Oliveira, que mostrou a atuação do Senac em vários setores em 11 unidades, com laboratórios pedagógicos. Cíntia acha que tem a resposta para Régis Medeiros, que pode procurar o site do Senac para manter contato sobre as necessidades de profissionais através de um banco de oportunidades. Segundo ela, mesmo durante a pandemia, 3.900 alunos continuaram tendo aulas. Como diferencial, Cíntia citou o desenvolvimento de educação socioemocional, que oferece conhecimento, atitudes e competências necessárias ao longo da vida escolar. A consultora destacou o planejamento das ações do Senac por localidade e falou da contribuição dos empresários da Ibiapaba, empenhados em mostrar o ecoturismo e a busca pela natureza. Circe Jane entrou no tema destacando o Cariri, com atrativos que o Brasil precisa conhecer e disse que o País tem uma área que comporta “16 Europas”. 

No final, ao agradecer os palestrantes, Circe Jane convidou para uma palestra do Cetur no dia 30 próximo, a partir das 9 horas, sobre “Turismo e Eventos – Um impacto que precisa ser compreendido”, com a professora e presidente do Cetur SP, Mariana Aldrigui. O acesso é pelo Youtube Fecomercioceara. A apresentação antecederá a 84ª Reunião da Câmara Setorial de Turismo e Eventos (CSTE), que mostrará os “Resultados e Lições aprendidas com a Ruraltur”, a primeira feira rural totalmente digital, realizada pela gerente de Turismo e Economia Criativa do Sebrae/PB, economista Regina Amorim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário