quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Semana do Turismo – Cetur e CSTE fazem reunião com temas abrangentes

A Semana do Turismo, promovida pelo Conselho Empresarial de Turismo (Cetur) do Sistema Fecomércio, teve sua apresentação final na manhã de hoje, integrando a pauta da 84ª Reunião da Câmara Setorial de Turismo e Eventos (CSTE), da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece). Turismo e Eventos – Impactos que precisam ser compreendidos foi o tema do encontro, que reuniu representantes do turismo local e teve como ponto alto a palestra da presidente do Cetur-SP, Mariana Aldrigui. A parceria Cetur/Fecomércio e CSTE/Adece mostrou a importância da integração dos órgãos para unir força e vencer os desafios.

O Webinar de apresentação foi mediado por Marcos Pompeu, secretário executivo da Fecomércio-CE, que destacou o Dia Mundial do Turismo (27 de setembro) e dedicou um minuto de silêncio ao empresário Eraldo Cruz, falecido na semana passada. Eraldo foi presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) e deixa um legado de amizade, trabalho e dedicação à hotelaria brasileira. Marcos Pompeu fez um resumo das atividades da Semana do Turismo, que promoveu várias lives de assuntos abrangentes para o setor, com referência ao Dia Mundial do Turismo.

Depois das saudações iniciais aos representantes da Fecomércio e Adece, Mariana Aldrigui iniciou sua apresentação mostrando gráficos com redução do setor de turismo, que antes tinha uma expectativa de crescimento neste ano de 2020. A pandemia mudou a rota no Brasil e no mundo, e nada será como antes, em curto e médio prazos. Segundo ela, o impacto é irreversível, com um cenário desolador que nos leva a um retrocesso de 19 anos. “O mundo todo perdeu e os maiores efeitos foram na Ásia e na Europa”.

As declarações de Mariana são uma tentativa de alerta aos políticos, que continuam com um discurso positivo que afugenta a realidade. Apesar do grande prejuízo, representantes do setor fazem previsões otimistas de recuperação em dois anos. Para mostrar o distanciamento entre os políticos e a realidade, Mariana diz que em 2019, a cada 24 horas eram criados 20 mil novos empregos, o que não ocorre no momento, quando os empresários estão se reinventando e existem mais de um milhão de desempregados.

Mariana mostra que a pandemia trouxe mudanças de comportamento que nos leva a momentos de reflexão no consumo e na vivência em família. Ela considera que as viagens voltarão e serão de curtas distâncias e diz que o cenário econômico não é promissor. Diante desta realidade, a palestrante lembra que nossa imagem está corroída e que os governantes precisam sinalizar com alternativas de divulgação. Para que as viagens aconteçam, Mariana destaca a necessidade do cumprimento dos protocolos, para que os visitantes sintam segurança.

Como sugestão, a palestrante falou da importância do mapeamento das oportunidades para a descoberta de novas rotas de acordo com a vocação de cada local. É uma atividade de longo prazo, que deve surgir como forma de sobrevivência, com a oferta de contato com a natureza. Ela também advertiu para a integração das atividades que impactam no turismo, de forma que todos possam gerar renda e evitar um problema social.

REUNIÃO DA CSTE

A segunda parte da reunião da CSTE teve uma pauta variada, com o comando da presidente Anya Ribeiro, que mostrou os resultados da Ruraltur, primeira feira rural digital, com apresentação da economista Regina Amorim, do Sebrae/PB. Outras ações incluíram a parceria da CSTE com o Banco do Nordeste (BNB), um esforço da presidente Anya Ribeiro para utilização de linhas de créditos disponíveis para o setor. A gerente Francisca Jeania Rogério Gomes mostrou um resumo das oportunidades ofertadas pelo BNB e das ações ocorridas em setembro, com quatro reuniões virtuais da CSTE com o banco nos polos Capital e Região Metropolitana, Região Norte, Baixo Jaguaribe e Cariri.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário