quarta-feira, 7 de outubro de 2020

ABIH-SP e Airbnb unem forças para impulsionar o turismo paulista

Ricardo Roman Jr. FOTO: M&E

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo (ABIH-SP) e o Airbnb, maior empresa global de compartilhamento de lares e experiências em viagem, anunciam uma parceria inédita para impulsionar o turismo paulista, por meio de um memorando de entendimento (MOU). O acordo possui cinco pilares: comercial, inteligência de mercado, qualificação para sustentabilidade, promoção turística e melhores práticas.

No âmbito da colaboração comercial, por meio da aproximação entre a plataforma e os hotéis da ABIH-SP, o objetivo é fomentar negócios entre as partes. Inclui inteligência de mercado, a partir de intercâmbio regular de informações estatísticas sobre o fluxo turístico para o Estado de São Paulo, como auxílio à formulação de estratégias para o aumento do volume de negócios.

As experiências turísticas presenciais e online, que são ofertadas nos destinos e estão cadastradas na plataforma Airbnb, por exemplo, também poderão ser selecionadas e recomendadas pelos hotéis aos clientes, contribuindo ainda mais com o desenvolvimento do turismo regional e o lazer dos hóspedes.

“As experiências do Airbnb, o compartilhamento de informações relacionadas ao turismo no estado, as ações para promoção dos destinos paulistas aos viajantes, com a abertura de um novo canal de distribuição para a hotelaria, favorecem o setor como um todo”. A avaliação é dos membros da ABIH-SP, integrantes do grupo de trabalho, Ricardo Roman Jr., presidente da ABIH-SP; Fernando Guinato, vice-presidente e Niuara Tedesco, diretora.

AÇÃO POLÊMICA

O acordo de parceria da ABIH-SP e o Airbnb causou surpresa em alguns dirigentes do setor hoteleiro. O Airbnb sempre foi visto por fomentar uma concorrência desleal com a hotelaria. Para o presidente da ABIH-CE, Régis Medeiros, a plataforma é discutida nacionalmente por não cumprir as mesmas regras impostas para a hotelaria, como recolhimento de tributos, alvarás, licenças e outros. “Baseado nisto, eu não abraçaria o Airbnb aqui no Ceará”, diz Medeiros. Ele disse não conhecer os acertos com a ABIH-SP, mas considera que a decisão vem na contramão do que a hotelaria tem reclamado e pedido. Para Medeiros, falta uma longa conversa para colocar os pingos nos “is”.

Na tarde de hoje, em entrevista ao M&E Play, o presidente da ABIH Nacional, Manoel Linhares, abordado pela editora deste blog, jornalista Edgony Bezerra, mostrou-se surpreso com o acordo e disse que vai convocar uma reunião com todo os presidentes de ABIHs para abordar o assunto. Ele não tem conhecimento dos motivos que levaram a ABIH-SP a tomar uma decisão de forma isolada.

SOBRE O AIRBNB

Funcionando de forma independente, o Airbnb é uma das maiores plataformas do mundo para estadias, oferecendo mais de 7 milhões de anúncios de acomodações e 40 mil experiências desenvolvidas por anfitriões locais. Com mais de 500 milhões de chegadas de hóspedes globalmente desde sua fundação, em 2008, e acessível em 62 idiomas em 220 países e regiões, o Airbnb promove a conexão entre as pessoas e a confiança no mundo todo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário