Ricardo Roman Jr. FOTO: M&E |
A Associação
Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo (ABIH-SP) e o Airbnb,
maior empresa global de compartilhamento de lares e experiências em viagem,
anunciam uma parceria inédita para impulsionar o turismo paulista, por meio de
um memorando de entendimento (MOU). O acordo possui cinco pilares: comercial,
inteligência de mercado, qualificação para sustentabilidade, promoção turística
e melhores práticas.
No âmbito da
colaboração comercial, por meio da aproximação entre a plataforma e os hotéis
da ABIH-SP, o objetivo é fomentar negócios entre as partes. Inclui inteligência
de mercado, a partir de intercâmbio regular de informações estatísticas sobre o
fluxo turístico para o Estado de São Paulo, como auxílio à formulação de
estratégias para o aumento do volume de negócios.
As experiências turísticas
presenciais e online, que são ofertadas nos destinos e estão cadastradas na
plataforma Airbnb, por exemplo, também poderão ser selecionadas e recomendadas
pelos hotéis aos clientes, contribuindo ainda mais com o desenvolvimento do
turismo regional e o lazer dos hóspedes.
“As experiências
do Airbnb, o compartilhamento de informações relacionadas ao turismo no estado,
as ações para promoção dos destinos paulistas aos viajantes, com a abertura de
um novo canal de distribuição para a hotelaria, favorecem o setor como um todo”.
A avaliação é dos membros da ABIH-SP, integrantes do grupo de trabalho, Ricardo
Roman Jr., presidente da ABIH-SP; Fernando Guinato, vice-presidente e Niuara
Tedesco, diretora.
AÇÃO
POLÊMICA
O
acordo de parceria da ABIH-SP e o Airbnb causou surpresa em alguns dirigentes
do setor hoteleiro. O Airbnb sempre foi visto por fomentar uma concorrência desleal
com a hotelaria. Para o presidente da ABIH-CE, Régis Medeiros, a plataforma é
discutida nacionalmente por não cumprir as mesmas regras impostas para a
hotelaria, como recolhimento de tributos, alvarás, licenças e outros. “Baseado
nisto, eu não abraçaria o Airbnb aqui no Ceará”, diz Medeiros. Ele disse não
conhecer os acertos com a ABIH-SP, mas considera que a decisão vem na contramão
do que a hotelaria tem reclamado e pedido. Para Medeiros, falta uma longa
conversa para colocar os pingos nos “is”.
Na
tarde de hoje, em entrevista ao M&E Play, o presidente da ABIH Nacional,
Manoel Linhares, abordado pela editora deste blog, jornalista Edgony Bezerra,
mostrou-se surpreso com o acordo e disse que vai convocar uma reunião com todo
os presidentes de ABIHs para abordar o assunto. Ele não tem conhecimento dos
motivos que levaram a ABIH-SP a tomar uma decisão de forma isolada.
SOBRE O AIRBNB
Funcionando de
forma independente, o Airbnb é uma das maiores plataformas do mundo para
estadias, oferecendo mais de 7 milhões de anúncios de acomodações e 40 mil
experiências desenvolvidas por anfitriões locais. Com mais de 500 milhões de
chegadas de hóspedes globalmente desde sua fundação, em 2008, e acessível em 62
idiomas em 220 países e regiões, o Airbnb promove a conexão entre as pessoas e
a confiança no mundo todo.
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