terça-feira, 6 de outubro de 2020

Hotéis e pousadas do Ceará contam com consultoria para implantar os protocolos

Hotel Parque das Fontes - Beberibe-CE

O turismo doméstico é o primeiro a ganhar força após a crise causada pelo coronavírus e a reabertura do comércio. Jericoacoara, um dos destinos turísticos mais procurados no país, tem atraído os cearenses nos finais de semana e feriados. Para quem está se programando para viajar pelo litoral cearense, mas não abre mão da segurança em tempos de pandemia, é recomendável se certificar se os meios de hospedagem – hotéis e pousadas – se prepararam adequadamente para a reabertura. É o caso da Pousada Jeribá, que teve apoio da Consultoria Senac para implantação dos protocolos de prevenção a Covid-19.

Paisagem de Jeri na Pousada Jeribá
“Com a nova realidade do turismo, o conhecimento que tínhamos ficou ultrapassado e precisávamos de uma atualização, buscando as informações corretas junto a especialistas para garantir a saúde de todos”, explica Raoni Baraldi, gerente da Jeribá. Para a sua equipe, o desafio maior tem sido a adoção de todos os Equipamentos de Proteção Indivudual (EPI’s) e o distanciamento social, “pois somos conhecidos por receber nossos hóspedes com calor humano e pelo tratamento acolhedor”, diz Raoni.

Espaço infantil do Hotel Parque das Fontes
Do litoral Oeste ao Leste, na Praia das Fontes “os turistas estão ávidos por momentos de lazer, diversão e descanso”, conta a gerente do Hotel Parque das Fontes, Íris Leite. “Contratamos a consultoria para fazer nosso quadro de colaboradores entender o caminho da doença e da sua prevenção e que, além de proporcionar esses tão desejados momentos pelos clientes, o trabalho deles era salvar vidas”, diz ela.

“O Sistema S tem sido um alicerce para a retomada das atividades para as empresas do turismo cearense. Por meio do Senac, contamos com qualificação e segurança, nesse momento em que precisamos enfrentar a crise. Todos os cursos e consultorias são de excelência profissional”, afirma a gerente do Hotel Parque das Fontes.

IMPLANTAÇÃO DOS PROTOCOLOS

Como o serviço começou no período do isolamento social mais rígido, muitas empresas foram atendidas de forma remota. “Em um primeiro momento, realizamos reuniões virtuais para conhecer o formato de serviço adotado pelos nossos clientes. Eles disponibilizaram fotos e vídeos dos espaços, desde as unidades habitacionais – os quartos, restaurante, áreas de lazer e sociais do hotel”, lembra a coordenadora da Consultoria Senac, Geysa Grangeiro Câncio.

“A colaboração da empresa durante a consultoria é imprescindível, principalmente ao dispor as informações, que possibilitam ao profissional um olhar abrangente sobre os hotéis e pousadas que atendemos. As consultoras identificaram dentro de cada ambiente e em cada atividade, os pontos críticos onde podem acontecer algum processo de contaminação pelo vírus. Por exemplo, no trabalho das camareiras, no atendimento do restaurante ou na recepção”, detalha Geysa.

Após a análise da Consultoria Senac, essa elabora e entrega um relatório com o diagnóstico para a empresa e o processo segue com as orientações de como implantar os procedimentos. Em paralelo, é realizado treinamento com a equipe sobre conduta pessoal, uso de EPI e distanciamento social. A consultoria finaliza com a entrega de um plano de prevenção, descrevendo todas as ações adotadas em prevenção à contaminação, ou seja, o protocolo da empresa em si.

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