segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Fórum do Artesanato discute participação do artesão no MEI

O artesanato conquista novos espaços e abre discussão para melhorias do artesão através do II Fórum Nacional de Artesanato e Cultura, com realização em dois dias: 23 e 24 de novembro. O evento é uma prévia da Feira Nacional de Artesanato e Cultura no Ceará (Fenacce), que teve sua primeira edição presencial, em 2019, e este ano acontecerá de 4 a 13 de dezembro, de forma virtual, com abertura e encerramento presencial.

O Fórum pretende contribuir com debates e destacar as potencialidades do setor, agregando valores e contribuindo para o fortalecimento de micro e pequenos negócios, abrindo novos horizontes e estreitando parcerias importantes para as edições futuras.

Com esta definição, o Fórum abordou, na manhã de hoje, o tema “O MEI e o Artesão”, mostrando as possibilidades para a conquista de novos horizontes. O MEI é a sigla de apoio ao microempreendedor individual, profissional autônomo que abre uma empresa e passa a contar com registro no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e é tributado pelo regime do Simples Nacional.

O tema abordado no Fórum, de forma virtual, levantou muitas questões e reuniu um grupo de profissionais interessadas no bem-estar do artesão. Com mediação de Circe Jane, presidente do Sindieventos, participaram do painel, Vilma Almeida, do Sebrae/CE; Graça Reis, presidente da Confederação Brasileira dos Artesãos (Conart-Brasil); Patrícia Liebmamm, da Central de Artesanato do Ceará (Ceart); e Angelice Custódio, da Federação das Cooperativas e Associações de Artesãos do Ceará (Fecarce). Circe Jane destacou a importância do Fórum e conduziu o painel e os debates no final do evento.

A participação dos artesãos no MEI vai exigir muito conhecimento e contará com a ajuda do Sebrae na busca de melhorias para que o artesão tenha acompanhamento em suas ações e comercialização, com apoio para as ocorrências da vida cotidiana. A meta é cadastrar os profissionais no MEI para que eles possam receber benefícios previdenciários e outros.

Os problemas ocasionados pela pandemia foram comentados como geradores de dificuldades, principalmente pela ausência de feiras. Graça Reis disse que o artesão precisa ser reconhecido como a “estrela das feiras”. Ela sugere que as autoridades olhem pelas federações e “reconheçam nossas propostas”. Graça elogiou o apoio do governo do Espírito Santo ao artesão, que não permitiu que eles morressem de fome. Todas foram unânimes em reconhecer que o artesão não está preparado para trabalhar com as novas tecnologias.

O Fórum do Artesanato e Cultura é uma promoção do Sindieventos, com realização da A&M Eventos, representada no final pelo seu diretor André Pavan, que agradeceu os patrocinadores e as representantes das entidades mencionadas. O Fórum prossegue amanhã, dia 24, a partir das 9 horas, com outro grupo de painelistas. Ver lâmina abaixo.


 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário