terça-feira, 10 de novembro de 2020

Workshop de turismo discute a economia como transformadora do desenvolvimento

Workshop de Turismo realizado ontem, dia 10
União, integração e criatividade dão força e fazem o despertar das empresas e entidades que atuam no setor de turismo e eventos. O setor foi um dos mais afetados pela pandemia e continua lutando pela sobrevivência sem descumprir as determinações dos protocolos sanitários. O momento é de reflexão, visando a construção de um novo tempo da economia do turismo no Ceará.

Para não se acomodar diante dos obstáculos, dirigentes de três entidades – Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc Brasil/CE), Câmara Setorial de Turismo e Eventos (CSTE) e Sindieventos-CE – respectivamente, Enid Câmara, Anya Ribeiro e Circe Jane Teles da Ponte, foram à luta e a cada dia elas promovem ações para novas descobertas. São o tripé de sustentação do setor, que apesar de afetado, está descobrindo novos valores.

Enid Câmara na apresentação do Workshop de Turismo
No cumprimento de mais uma oportunidade de adquirir conhecimento, foi realizado na tarde de hoje (10) o Workshop Turismo Economia Transformadora do Desenvolvimento. O evento, online e gratuito, foi programado para dois dias: 10 e 17 de novembro, com temas abrangentes e palestrantes qualificados.

Participaram da abertura, Enid Câmara e Anya Ribeiro, que saudaram os convidados Arialdo Pinho, secretário de Turismo do Estado do Ceará; Alexandre Pereira, secretário de Turismo de Fortaleza; Eduardo Neves, presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece); Roseane Oliveira de Medeiros, vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec); Joaquim Cartaxo, diretor superintendente do Sebrae/CE; e Sérgio Junqueira Arantes, presidente da Academia Brasileira de Eventos e Turismo. O workshop foi realizado pela Abeoc Brasil/CE, CSTE, com parceria do Sindieventos-CE, organização da E+Assessoria em Eventos e patrocínio do Sebrae, Fiec e G3, com consultoria estratégica da Result.

TEMÁRIO

O painel 1 teve como tema Políticas Públicas e a Economia do Turismo e Eventos. Com mediação de Anya Ribeiro, foram palestrantes Mariana Aldrigui, presidente do Conselho Empresarial de Turismo de São Paulo (Cetur SP); Adriano Sarquis, diretor de Políticas Econômicas do Instituto de Pesquisa e Estratégias Econômicas do Ceará (Ipece), Rodrigo Bourbon, superintendente estadual do Banco do Nordeste no Ceará.

Depois do painel houve Sessão Debate sobre o tema: Um novo cenário para o Turismo (Foco: CNAES). Foram mediadores Alexsandre Lira Cavalcante e Anya Ribeiro.

O painel 2 abordou o tema Impacto da Informalidade das Atividades Econômicas do Turismo. Mediador: Kennedy Montenegro Vasconcelos, secretário executivo de Trabalho e Empreendedorismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet). Participaram Fernanda Pacobayba, secretária da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz); Alexsandre Lira Cavalcante, analista de Políticas Econômicas do Instituto de Pesquisas e Estratégias Econômicas do Ceará (Ipece); Joaquim Cartaxo, superintendes do Sebrae/CE.

A segunda Sessão Debate abordou o tema: Transformando o Setor (Foco: Informalidade. Foram mediadores, Kennedy Montenegro e Circe Jane Teles da Ponte, presidente do Sindieventos-CE.

Na sua participação de abertura, o secretário Arialdo Pinho disse que se o turismo voltasse ao patamar de dois anos atrás seria uma vitória. “Vivemos muitas incertezas”, disse o secretário, lembrando o confinamento de cidades da Europa, o que prejudica o turismo. Arialdo disse que o turismo do Ceará sofreu muito com a pandemia, mas ele acredita que temos capacidade de voltar ao que era antes e espera que a vacina se torne realidade.

O secretário Alexandre Pereira falou da importância do turismo para a economia, citou preferências dos turistas por Fortaleza, que está entre as 10 mais procuradas para o Carnaval 2021, lembrou que a economia informal prejudica e crédito e procurou sustentação nas obras que estão em fase final de conclusão: Avenida Beira-Mar, Polo Gastronômico da Varjota e Rua Desembargador Moreira. Como trabalho promocional, Alexandre disse que participaram de 14 feiras nacionais e internacionais no ano passado. Numa perspectiva de futuro, Alexandre revela interesse no turismo de eventos e negócios.

Enquanto fez algumas abordagens, Anya Ribeiro falou do trabalho de CSTE, que está atraindo novos parceiros e citou o Banco do Nordeste e a Fiec.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário