No Rio Grande do Sul, os vinhedos se destacam nas Indicações Geográficas |
A embaixadora da França, Brigitte
Collet, destacou que o Brasil tem um enorme potencial para a criação de selos,
podendo se inspirar na experiência francesa de registro de produtos. “Na França
temos cerca de 700 produtos registrados. Champanhe, queijo roquefort e vinhos
são alguns dos mais conhecidos mundialmente. Nós criamos um sistema de
reconhecimento de produções artesanais até para objetos de porcelana. Ao longo
dos últimos dez anos, várias delegações brasileiras visitaram e conheceram
esses produtos. Os eventos que promovemos com a união das equipes possibilitam
o intercâmbio das práticas. O Brasil é rico em saberes e fazeres, não há dúvida
que o país tem potencial para ter vários benefícios com o reconhecimento das
IGs. Essa iniciativa recebe todo meu apoio”, declarou.
O impacto do reconhecimento das IGs
na autoestima dos donos de micro e pequenos negócios foi destacado pelo
presidente do Sebrae, Carlos Melles. “Já visitei muito a França, admiro o
trabalho que fizeram por lá em relação à criação de selos para registro de
produtos artesanais. Meu sonho era ver essas indicações chegarem ao Brasil. O
que a França fez é exemplo para o mundo, é bom para a economia, é bom para os
micro e pequenos negócios. Melhora a autoestima, as pessoas se sentem bem em
fazer produtos com reconhecimento. No momento, temos 77 indicações geográficas
e podemos caminhar celeremente para aumentar esse número. O Brasil pode contar
com todo o corpo técnico do Sebrae, temos cerca de 7 mil colaboradores
dispostos a contribuir com esse projeto”, afirmou Melles.
O subsecretário de Inovação e
Transformação Digital do Ministério da Economia, Igor Nazareth, afirmou que a
criação de selos de indicação geográfica é uma das prioridades do governo
federal. “O Brasil tem avançado muito no tema da propriedade intelectual. Temos
estratégias para expandir isso, a primeira ação é a criação do selo nacional de
indicação geográfica. A França é uma grande referência no mundo sobre o
assunto, por isso temos que aproveitar essa aliança e trazer as experiências
para nossa realidade”, disse.
O QUE SÃO IGs?
Concebidas pelo INPI, as IGs são o reconhecimento da notoriedade de uma região na produção de um bem ou um serviço e ajudam a proteger esse reconhecimento. O Brasil vem evoluindo nesta ação comercial, com o registro de vários produtos, que se destacam mais nos Estados do Rio Grande do Sul (vinho) e Minas Gerais (café).
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