quinta-feira, 22 de abril de 2021

Centro Histórico - João Pessoa quer incentivar o turismo religioso

Igreja de São Francisco, relíquia histórica e religiosa de João Pessoa FOTO: Edglay Delgado

Fomentar o turismo religioso e a formatação de roteiros pelo Centro Histórico estão sendo discutidos pela Secretaria de Turismo de João Pessoa e a Arquidiocese da Paraíba. A ideia é criar uma roteirização a pé, onde os turistas e moradores possam conhecer e preservar a história da terceira capital mais antiga do Brasil, passando pelo conjunto de igrejas históricas localizadas no entorno do centro da cidade.

Os secretários de Turismo, Daniel Rodrigues; e o executivo, Ferdinando Lucena; se reuniram com o arcebispo da Paraíba, Dom Delson, no dia 20 deste mês de abril.

Os secretários de Turismo e o arcebispo da Paraíba FOTO: Pedro Ivo
De acordo com o secretário de Turismo, o circuito abrangeria as principais igrejas do Centro Histórico, a exemplo da Basílica Nossa Senhora das Neves, Mosteiro de São Bento, Igreja da Misericórdia, Igreja de Nossa Senhora do Carmo, Capela de Nossa Senhora da Penha, Igreja de São Frei Pedro Gonçalves e Igreja de São Francisco.

O roteiro seria feito a pé, com guias de turismo informando detalhes de cada conjunto, contando a história desde a fundação da cidade e as passagens que deixaram um imenso legado histórico.

A construção do 'Caminhos da fé' terá ainda a participação de representantes de instituições como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan); Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep); Secretaria de Patrimônio da União e a Coordenação de Programa de Ação Comunitária (Copac).

Fonte: Jornalista Fábio Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário