O objetivo da campanha é valorizar o setor de turismo e eventos ao conscientizar a população sobre seu impacto na economia
Nesse contexto, um grupo de
associações do turismo com o apoio do FGV Cemd (Centro de Estudos em Marketing
Digital da Fundação Getúlio Vargas) lançam hoje, Dia Nacional do Turismo, a
campanha “Todo Brasil é Turismo”. “É uma atividade, às vezes invisível para a
maioria dos brasileiros, de extrema importância econômica e social para o
Brasil”, afirma Lilian Carvalho, coordenadora do FGV Cemd (Centro de Estudos em
Marketing Digital da Fundação Getúlio Vargas), que cuidará da gestão da
campanha. “Turismo não está restrito apenas a atividades diretamente
relacionadas, como agências de turismo, hotéis, parques, navios ou eventos. Há
milhões de trabalhadores que dependem dessa atividade”.
No hotel, sem hóspedes, perde o
taxista, sem ter quem transportar; o recepcionista, que não tem quem receber; a
cozinheira, com o restaurante fechado; o guia, que não tem a quem oferecer suas
explicações; a garçonete da lanchonete do parque não trabalha; o agente de
viagens que não faz atendimento; o artista do show não faz sua apresentação.
O pontapé inicial da campanha
ocorreu hoje, 8 de maio, às 9h, com o lançamento de uma série de vídeos nas
redes sociais. O conteúdo mostra, de modo claro e direto, quem perde quando o
turista não viaja. A proposta é levar essa mensagem ao maior número de pessoas
e sensibilizar a população brasileira para as oportunidades geradas a partir do
turismo e para os riscos econômicos e sociais com a paralisação do setor.
A campanha Todo Brasil é Turismo
poderá ser vista nas mídias sociais, tendo suas mensagens concentradas no
perfil de Instagram @todobrasileturismo. O objetivo é valorizar o trabalho da
cadeia produtiva do Turismo, que mostra resiliência, mas depende, neste
momento, do apoio do poder público em vários aspectos, para ter fôlego e seguir
adiante. No Instagram, um link direciona os internautas para engajamento a esta
campanha de apoio e valorização à cadeia de turismo e eventos.
Instagram: @todobrasileturismo
*Os dados são da
Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e do
Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged)
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