quinta-feira, 1 de julho de 2021

Cidades formalizam adesão a projeto de Destinos Turísticos Inteligentes

 Iniciativa dos ministérios do Turismo e da Ciência, Tecnologia e Inovações reúne inicialmente 10 localidades de todas as regiões do país

Dez cidades brasileiras estão inseridas no projeto-piloto de implantação de Destinos Turísticos Inteligentes (DTIs) no país. A adesão das cidades foi oficializada numa cerimônia virtual nesta quarta-feira (30.06) com a participação dos ministros do Turismo, Gilson Machado Neto, e da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes. A iniciativa, fruto de um acordo de cooperação técnica entre os dois ministérios, é pioneira no Brasil e busca definir um formato nacional para a criação de DTIs.

O trabalho envolve duas localidades de cada região: Recife/PE e Salvador/BA (Nordeste); Rio de Janeiro/RJ e Angra dos Reis/RJ (Sudeste); Florianópolis/SC e Curitiba/PR (Sul); Campo Grande/MS e Brasília/DF (Centro-Oeste); Rio Branco/AC e Palmas/TO (Norte). Os municípios foram selecionados a partir de critérios como conectividade, disponibilização de internet pública gratuita e índices de empreendedorismo e de desenvolvimento humano, entre outros.

O ministro Gilson Machado Neto ressaltou que a implantação de DTIs vai elevar a competitividade do turismo nacional, com a consequente geração de emprego e renda. “Não tenho dúvida de que ações como essa farão a diferença no futuro e serão lembradas pela sua perenidade. Contem conosco para que a gente consiga construir um modelo que realmente auxilie o turismo e resulte em emprego e renda para a população”, declarou o ministro.

As cidades que integram o projeto-piloto de criação de DTIs vão passar por um diagnóstico que apontará uma estratégia para o desenvolvimento do turismo local de forma inovadora e interativa, além da capacitação de gestores locais do setor. Os municípios definirão os seus cronogramas de implantação com base nos resultados da avaliação realizada e de acordo com as principais necessidades e possibilidades de cada um.

O ministro Marcos Pontes celebrou avanços na parceria junto ao MTur e destacou o potencial de crescimento do turismo com a disponibilidade de destinos inteligentes. “O nosso país é maravilhoso! Eu vejo o Brasil como um dos protagonistas do turismo no planeta, e temos todas as condições para isso. A gente precisa colocar infraestrutura adequada para atender bem os turistas do próprio país e de fora que vêm visitar o Brasil”, sustentou Pontes.

A criação de DTIs é trabalhada pela Câmara de Turismo 4.0, formada por integrantes dos dois ministérios. Segundo o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do MTur, William França, também presente na transmissão, a ação proporcionará experiências inovadoras aos visitantes. "A intenção é termos destinos que consigam transmitir experiências inovadoras e únicas, com destinos mais competitivos e atraentes”, declarou.

O trabalho voltado à implantação de destinos do tipo conta com o apoio do instituto argentino Ciudades Del Futuro e da Sociedade Mercantil Estatal para a Gestão da Inovação e as Tecnologias Turísticas, da Espanha. As instituições, pioneiras e referências na área, promovem a adaptação da metodologia para a realidade do país. O trabalho desenvolvido segue cinco pilares: Governança, Inovação, Tecnologia, Sustentabilidade e Acessibilidade.

Clique AQUI para conferir a transmissão online desta quarta-feira sobre os DTI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário