sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Tergran vence leilão e arrenda terminal do Porto do Mucuripe

Crédito: Ricardo Botelho
Em leilão realizado pelo Ministério da Infraestrutura (MInfra), por meio da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), nesta sexta-feira (13) na B3, em São Paulo (SP), a empresa Tergran Terminais de Grãos ganhou a concessão para operar o terminal do Porto do Mucuripe, em Fortaleza (CE), para movimentação de granel sólido (trigo em grãos) pelos próximos 25 anos. O contrato privado vai permitir R$ 47,7 milhões em melhorias, aumento da capacidade de operação e criação de empregos.

Com uma área de 6.000m², o porto movimenta quase um milhão de toneladas/ano, sendo que os desembarques de trigo correspondem a pouco mais de 70% das operações de granéis sólidos. "Hoje, a operação depende, em parte, da utilização de outros arrendatários. A concessão do terminal vai reduzir essa dependência de terceiros e permitir a operação autônoma do terminal no desembarque de navios e transporte até o armazém", disse o secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários do MInfra, Diogo Piloni.

TERMINAL ESTRATÉGICO

Com mais de meio século de atividade, o Porto do Mucuripe, ou Porto de Fortaleza, é um dos terminais marítimos mais importantes e estratégicos do país. Sua localização privilegiada o mantém em proximidade com os mercados da América do Norte e Europa, permitindo o atendimento a empresas de navegação com linhas regulares destinadas a portos dos Estados Unidos, Canadá, América Central, Caribe, Europa, África e países do Mercosul.

Além disso, o terminal tem itinerários para os demais portos brasileiros por meio da navegação de cabotagem. Por estar localizado na área urbana de Fortaleza, com acessos via BR-116, BR-222, BR-020 e Ferrovia Bitola Métrica, o terminal possui uma infraestrutura versátil que permite a movimentação de diferentes tipos de mercadorias, divididos em granéis sólidos, granéis líquidos, carga geral solta e conteinerizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário