quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Embarque com reconhecimento facial começa a ser testado no aeroporto de Brasília

O Aeroporto Internacional de Brasília, o segundo maior do país em movimentação de passageiros e maior centro de conexão de voos domésticos, testa nesta quinta-feira (12) o programa Embarque + Seguro do Governo Federal. O programa dispõe de tecnologia de reconhecimento facial do gov.br, que dispensa a apresentação de documento de identificação e cartão de embarque pelos passageiros.

Primeiro do Centro-Oeste a aderir à fase de testes, o Aeroporto de Brasília recebe o Embarque + Seguro, programa de iniciativa do Ministério da Infraestrutura (MInfra) e desenvolvido pelo Serpro, em parceria com a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, após testes em cinco aeroportos: Florianópolis (SC), Salvador (BA), Santos Dumont (RJ), Belo Horizonte (Confins) e Congonhas (SP).

De outubro de 2020 até agora, o programa foi testado por mais de 2,5 mil passageiros voluntários em aproximadamente 150 voos das companhias aéreas Latam, Gol e Azul. "Os testes do Embarque + Seguro começaram em outubro do ano passado e serão encerrados no próximo mês de setembro.

Em Congonhas, Santos Dumont e Confins, o programa permanece em execução e, em Salvador e Florianópolis, a tecnologia está sendo atualizada. Após esse período, vamos focar nas tratativas para a implantação definitiva nos principais aeroportos do país", anunciou o secretário-executivo do MInfra, Marcelo Sampaio.

TESTES

Com o objetivo de tornar mais eficiente, ágil e seguro o processo de embarque nos aeroportos, estão sendo medidos nos pilotos diversos indicadores, como redução no tempo em filas, no acesso à sala de embarque e à aeronave, além dos custos de operação.

"Caminhamos para um embarque ainda mais ágil e totalmente seguro em todos os aeroportos do país. Além de a medida ser segura do ponto de vista sanitário ao dispensar o manuseio de papéis durante a pandemia, o reconhecimento facial permite a identificação precisa dos passageiros em poucos segundos", disse o secretário Nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann.

TRANSFORMAÇÃO

O Embarque + Seguro faz parte da transformação digital promovida pelo Governo Federal no país. "O reconhecimento facial, que dispensa o uso de documentos em papel, é mais uma solução tecnológica que estamos oferecendo para estimular a aceleração digital do país. A iniciativa representa a evolução do Estado brasileiro, que cada vez mais se moderniza, reduz a burocracia, promove a melhoria dos serviços públicos e fomenta o crescimento do Brasil", destacou o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Caio Mario Paes de Andrade.

FUNCIONAMENTO

No momento do check-in no aeroporto, o passageiro é convidado a participar do Embarque + Seguro. Após concordar, a pessoa recebe uma mensagem, no celular informado por ela, solicitando autorização para a obtenção de seus dados, incluindo CPF e uma foto. Com o consentimento, o atendente da companhia aérea, utilizando o aplicativo do Serpro, realiza a validação biométrica do cidadão, comparando os dados e a foto, tirada na hora, com as bases governamentais.

A partir da validação, o passageiro fica liberado para ingressar ao embarque na aeronave, passando pelo ponto de controle biométrico, que faz a identificação por meio de reconhecimento facial, sem a necessidade de o usuário apresentar documento e bilhete aéreo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário