sexta-feira, 22 de outubro de 2021

BTM nasce na Paraíba e chega ao Ceará em sua 10ª edição

O sonho de crescer em maiores espaços e na porta de entrada de voos internacionais trouxe a 10ª edição do Brazil Travel Market (BTM) para o Ceará para ficar por um período de três anos. O evento foi aberto ontem, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, e prossegue hoje com a feira de turismo, que deve reunir, nos dois dias, mais de dois mil agentes de viagens e expositores.

A solenidade de abertura, na tarde desta sexta-feira (22.10), reuniu os idealizadores do evento, Cláudio Júnior e Breno Mesquita; e dirigentes de entidades locais. E foram muitos os agradecimentos de Cláudio e Breno ao secretário de Turismo do Ceará, Arialdo Pinho, e ao empresário Colombo Cialdini, pela acolhida e interesse pela mudança de sede do BTM, que nasceu na Paraíba com o nome de JPA Travel Market.

Solenidade de abertura do BTM no Centro de Eventos do Ceará FOTOS: Rogério Lima
A mudança, prevista para 2020, foi prejudicada em função da pandemia, e realizada neste mês com a proposta de tornar-se a principal feira de turismo do Nordeste. Em sintonia com esta perspectiva, o voo Air France-KLM pousou hoje no Ceará, retomando a rota Paris/Fortaleza, um dos motivos de atração do BTM ao Ceará.  

Foram muitas as saudações de boas-vindas ao novo evento, numa solenidade que não teve a cara do Ceará. Foi exibido um vídeo com belas praias, dividindo espaço com a bandeira nacional, que fazia tremular o verde da esperança. No entanto, nada mais pessoal como a exibição de uma rendeira e o Waldonys (ou outro cantor) interpretando o hino nacional. Seria uma forma de mostrar que os eventos presenciais estão voltando e o Ceará inicia a retomada com dois eventos de turismo no mesmo mês.

Cláudio Júnior e Breno Mesquita, idealizadores do BTM
Para saudar os paraibanos, estiveram presentes, além do secretário de Turismo do Ceará, Arialdo Pinho; o secretário de Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira; o presidente da ABIH Nacional, Manoel Cardoso Linhares; o presidente do Sistema Fecomércio no Ceará, Maurício Filizola; o superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, o diretor de Turismo da Fecomércio, Marcos Pompeu; o presidente da Abav-CE, Murilo Santa Cruz; a presidente do Fortaleza Convention & Visitors Bureau, Ivan Bezerra; e outros.

Antes das saudações das autoridades locais, houve a entrega de troféus a pessoas homenageadas. Breno Mesquita disse que a mudança do evento para o Ceará foi desenhada há dois anos e teve como atrações o Centro de Eventos do Ceará e o hub Air France-KLM e Gol. Finalizou dizendo que o BTM é seguro, bonito e gerador de empregos.

O secretário Alexandre Pereira destacou o trabalho da Prefeitura de Fortaleza em integração com o trade turístico e disse que esta é a oportunidade para o turismo interno ao prometer que até novembro a população do Estado estará 100% vacinada. Ao mencionar a esperança de crescimento do turismo,  Pereira citou o desequilíbrio das viagens internacionais e disse que 18 milhões de brasileiros viajam para o exterior, enquanto apenas 3 milhões de estrangeiros vêm ao Brasil.

O secretário Arialdo Pinho conheceu o evento na Paraíba e acreditou numa robustez maior vindo para o Ceará. Disse que a feira é importante, estava grande para João Pessoa e vai crescer no Ceará com o retorno dos voos internacionais. Segundo ele, no momento, o turismo no mundo inteiro conta apenas com 30% dos voos internacionais e 20% no Brasil. “Estamos prontos para receber, o Ceará conta com 40 pousadas em construção”. Otimista, Arialdo disse que o retorno será acelerado, os sonhos não morreram e temos o dever de reconstruir o turismo”. Embora acredite no crescimento do turismo interno, Arialdo reconhece que “o Brasil é barato para o estrangeiro e caro para o brasileiro”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário