segunda-feira, 11 de outubro de 2021

Circuito Cultural e Gastronômico da Costa Negra muda o sabor de Acaraú

O camarão faz parte da gastronomia de Acaraú e fortalece a economia da região com a produção da Costa Negra, formada pelos municípios de Itarema, Acaraú, Cruz e Jijoca de Jericoacoara. Além da gastronomia, a música animará os dois dias do evento, que acontecerá nos dias 15 e 16 de outubro, no In House Buffet Club, mostrando a retomada das atividades com sabor e criatividade. Animarão as noites Bete Nascimento, Transacionais, Bandarah e Armando Teles & Banda Novacor.

O Circuito, em forma de festival, tem como realizadores a Associação dos Carcinicultores da Costa Negra (ACCN) e a Prática Eventos, que desde 2018 prestigiam os restaurantes da região, incentivando o empreendedorismo e a descoberta de novas lideranças na gastronomia da Costa Negra. Este ano a Prática tem um tempero a mais: a comemoração dos seus 25 anos de fundação, o que a torna cada dia mais empenhada na concepção e elaboração de projetos que contribuem com o desenvolvimento do setor de eventos e turismo. 

Para a edição deste ano foram convidados quatro restaurantes: Camarão e Cia., Marianos Beach Lounge, Terral Gastronomia e Caravelas. Conheça os chefs e as particularidades de cada restaurante:

CAMARÃO E CIA

O Restaurante Camarão e Cia. está localizado em Pitombeiras na zona rural do município de Cruz e funciona desde 2013, aberto das 17h às 23h. Fecha na quinta feira.  Os proprietários são Valdir Vasconcelos e Cileide Vasconcelos, que numa das viagens de férias vindo de São Paulo para visitar a família em Imbé - Acaraú, perceberam o crescimento da região e decidiram vir embora. As preparações do cardápio, elaboradas pelo casal e testadas com os clientes, trazem a peculiaridade culinária da região litorânea onde estão inseridos. O cardápio combina matéria- prima tradicional do lugar, como coco, macaxeira, caju, batata doce, com o camarão da Costa Negra. As praias da região são divulgadas no cardápio, dando nome a lanches diferenciados como o hamburguer Coroa Grande, Monteiro, Preá e Jericoacoara. Para os clientes com intolerância à lactose, glúten e aos amantes de uma alimentação saudável, o restaurante apresenta uma variedade de preparações artesanais de petiscos, pratos principais e sobremesas.

CARAVELLAS

O Restaurante Caravellas Restô e Happy Hour está localizado no cruzamento da Avenida João Jaime Ferrreira Gomes, 206 com a Rua Expedito Farias, no centro da cidade de Acaraú. A escolha do nome Caravellas, de acordo com a proprietária Roberlandia Sousa, é uma referência ao litoral acarauense, rico na oferta de peixes e frutos do mar, que se destacam nas preparações que vão de aperitivos aos pratos principais servidos no restaurante. Alguns pratos são destaques, como o polvo com ervas, taça de camarão e a barca caravellas. Funcionando desde 2020, o restaurante abre todos os dias para almoço e jantar.  Abre às 7h e fecha às 2h da madrugada. Nos finais de semana e em datas especiais o estabelecimento oferece música ao vivo. O cliente conta com espaço para comemorações mediante agendamento. O cardápio oferece variados pratos preparados pelo chef Valter Nascimento.

MARIANOS BEACH LOUNGE

O Restaurante Marianos Beach Lounge, de frente para o mar, está localizado na praia do Preá, no município de Cruz, no caminho de quem está indo ou chegando de Jericoacoara pela praia. Funcionando desde 2020, aberto para almoço e jantar. Na entrada do restaurante chama a atenção a figura do caranguejo, referência a caranguejada servida na quinta feira. O cardápio do restaurante apresenta uma variedade de pratos à base de peixes, polvo, lulas e camarão, preparados com ingredientes regionais como macaxeira, rapadura, caju entre outros, que somam para o fortalecimento da gastronomia local. O camarão servido no restaurante é o camarão da Costa Negra, cultivado nos projetos de carcinicultura dos municípios de Acaraú, Cruz, Itarema e Jijoca de Jericoacoara.

 TERRAL GASTRONOMIA

O Restaurante Terral Gastronomia fica localizado na praia de Barrinha de Baixo, no município de Acaraú, com vista para o mar. O estabelecimento teve suas atividades iniciadas em 2021. O nome Terral faz referência à terra, numa proposta de inovação da gastronomia local, que valoriza a matéria-prima da região. Comprando produtos de comunidades tradicionais de pescadores e quilombolas, o restaurante valoriza as tradições culinárias e integra valores culturais ao cardápio. Com fogão e forno a lenha, o restaurante oferece rodízio de massas artesanais com massa fresca, hambúrguer de camarão e risoto de camarão. A valorização das matérias-primas locais, somada à qualidade do camarão da Costa Negra, confere aos pratos o requinte de uma gastronomia tradicional, que tem na terra as raízes da sua culinária. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário