quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Natal Luz - o maior espetáculo natalino do Brasil começa amanhã

Decoração encanta os visitantes nas ruas de Gramado FOTOS: Cleiton Thiele

Luzes, encantamento, alegria, arte, envolvimento comunitário e solidariedade. São muitas as marcas do 36° Natal Luz de Gramado que começa nessa quinta-feira, dia 28 de outubro de 2021, e prossegue até o dia 30 de janeiro de 2022. Na edição deste ano, a magia e a biossegurança andam juntas.

Na abertura oficial do Natal Luz, no palco do Lago Joaquina Rita Bier, a Gramadotur programou como grande atração o concerto da Orquestra Sinfônica de Gramado e uma breve apresentação de cada grande espetáculo que vai ocorrer durante o 36º Natal Luz. A atração servirá também para marcar as comemorações dos 10 anos da Orquestra de Gramado, que terá regência do Maestro Linus Lerner. Para este momento único, foi realizada uma ação social de troca de alimento por ingresso, coordenada pelo Gabinete da Primeira Dama de Gramado. O show começa às 19h30min, mas não existem mais ingressos disponíveis para esta noite.

A Orquestra de Gramado faz show de abertura do Natal Luz e festeja 10 anos
PROTOCOLOS DE SEGURANÇA

A segurança dos espectadores, artistas e equipes de apoio são a preocupação da Gramadotur, autarquia organizadora do 36º Natal Luz. O evento público teve seus protocolos de prevenção à Covid-19 aprovados pelo Governo do Estado, que preveem uma redução da capacidade de público para 30% do que seria previsto nos cinco principais espetáculos. Outras exigências que deverão ser cumpridas são a disponibilidade de álcool em gel, cumprimento de distanciamento e uso de máscaras para acesso em todos os locais. Cada atração possui um protocolo específico de acordo com o seu limite de público.

COMPROVANTE DE VACINAÇÃO

Os protocolos dos eventos, de acordo com o Governo do Estado, preveem a obrigatoriedade de apresentação do comprovante de vacinação de acordo com o calendário em vigor no Rio Grande do Sul. Não poderá ser aceito, de acordo com o Estado, o comprovante de teste negativo. O que vale é o comprovante de imunização.

PROTOCOLOS PARA OS ESPETÁCULOS

Para o Nativitaten e o Natalis – A Criação, por exemplo, está sendo montada junto ao Lago Joaquina Rita Bier toda uma estrutura que inclui arquibancadas com capacidade para receber até 6.000 pessoas. No entanto, em função dos protocolos, a capacidade máxima recebida será de 2.000 pessoas. Os assentos serão demarcados de forma que seja mantido um distanciamento entre as pessoas. Haverá espaços para uma, duas, três ou até quatro pessoas agrupadas, destinadas a grupos familiares ou co habitantes. Vão estão marcados os locais onde será permitido sentar.

Ensaio para o Grande Desfile de Natal
A estrutura para o Grande Desfile de Natal – Celebrando Tradições, na parte externa do Expogramado, também terá capacidade limitada para até 1.600 espectadores (comportaria 4.600 pessoas). Os outros dois espetáculos, também construídos junto ao complexo do Expogramado, O Reino do Natal e O Primeiro Milagre do Menino Jesus, também terão limitação de acesso de público.

Para maior segurança e respeito aos protocolos de biossegurança, os portões de acesso aos espetáculos serão abertos 90 minutos antes do início de cada atração. As equipes de receptivo, monitores, segurança e atendimento médico estarão devidamente treinadas para melhor receber os visitantes e orientando para que os protocolos sejam cumpridos por todos. Um sistema de som estará permanentemente informando e orientando o público em cada espetáculo.

DECORAÇÃO

Renas fazem parte da decoração das ruas de Gramado no Natal Luz
De dia ou de noite, a decoração do Natal Luz promete encantar os gramadenses e visitantes. O projeto, que tem as marcas da sustentabilidade, memória afetiva e ludicidade, tem a assinatura de Neka Pante e Aline Herrmann, gramadenses que têm no DNA o amor por Gramado. Espaços que em anos anteriores não recebiam decoração, receberão uma atenção especial, como o Lago Negro, por exemplo. A limitação dos recursos financeiros, somado ao interesse de aproveitar elementos de edições anteriores, tornará esta edição do Natal Luz uma referência em sustentabilidade.  A proposta é mostrar que Gramado é uma pequena cidade na montanha. Entre os elementos decorativos estão alguns próprios de uma região montanhosa como lenha, feno, entre outros. Como sempre, as luzes terão predominância em toda a cenografia, com o uso de lâmpadas de led, refletores e mangueiras de neon.

CINCO ESPETÁCULOS PAGOS

Nesta 36ª edição do evento estão previstos cinco espetáculos pagos, entre eles duas novidades:  O Primeiro Milagre do Menino Jesus e O Reino do Natal.  Também estão previstos o Nativitaten, O Grande Desfile de Natal – Celebrando Tradições e Natalis – A Criação. O valor dos ingressos varia de acordo com o espetáculo e a data da apresentação. Mais informações no site oficial do evento: natalluzdegramado.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário