segunda-feira, 8 de novembro de 2021

Festuris começa em clima de transformação e termina com otimismo e números positivos

Eduardo Zorzanello e Marta Rossi passaram emoção na abertura do Festuris FOTO: Leandro Alves
 Em sua 33ª edição, de 4 a 7 de novembro, em Gramado, o Festuris se enquadra aos novos tempos, discute a era da transformação com otimismo e parcerias, apresenta resultados positivos e anuncia novidade para 2022

Gramado recebe uma decoração de luzes e cores para o Natal Luz
Decorada para o Natal Luz, atraente com suas luzes e cores, Gramado caprichou para receber mais um evento que o coloca como destaque nacional e internacional. Foram dois dias de sol claro e dois dias de chuvas e nevoeiro, para que todos conhecessem a cidade em sua verdadeira essência. O evento somou mais de 10 mil reuniões agendadas e contou com mais de 8 mil inscritos. A organização informa que o crescimento em relação a 2020 foi de 64%.

Esta realidade foi observada nos corredores movimentados e na satisfação dos participantes e expositores. No final, o anúncio de uma novidade para 2022: além do Estado do Rio Grande do Sul e da cidade de Gramado como anfitriões, o evento terá, pela primeira vez, um país convidado – a Argentina. A iniciativa segue o exemplo de feiras de turismo como Fitur, WTM e ITB, que sempre buscam um país convidado para seus eventos. A escolha da Argentina é uma contrapartida. “Um país que nos acompanha há tanto tempo, nosso vizinho, que é o responsável pelo maior número de turistas estrangeiros para o Brasil”, reforça Eduardo.

Eduardo, Lúcia Bentez, Rosa Helena Volk, Ricardo Sosa, Marta Rossi e Nestor Tissot FOTO: Gilberto Sander Müller
O Secretário executivo do Instituto Nacional de Promoção Turística da Argentina (Inprotur), Ricardo Sosa, relatou a importância dessa parceria. “Estamos muito contentes de poder ser o primeiro país convidado da história do Festuris. Gramado e Rio Grande do Sul possuem identidades únicas, creio que somos sócios estratégicos e essa parceria é muito bem-vinda. Há uma grande conexão entre esta cidade e o nosso País, e o Brasil é um importante emissor de turistas para a Argentina”, finalizou.

EVENTO SUPERA AS EXPECTATIVAS

Corredores lotados e estandes movimentados na feira de negócios
Os números desta edição foram divulgados para a imprensa no final da tarde do dia 6, pelos CEOS do evento, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello. Eles informaram que este ano, apesar das dificuldades, o Festival Internacional de Turismo de Gramado superou todas as expectativas. Em um espaço de 22 mil metros quadrados foram mostradas as tendências para o turismo no próximo ano, com 1700 marcas expostas, 210 estandes, 15 destinos internacionais representados, além de outras marcas do exterior.

“Saímos desta edição seguros de que o turismo está retomando com força total e, certamente, não mais de 5 anos, seremos uma das economias mais fortes do mundo, mas que nosso planeta esteja acima de tudo e que seja plural”, afirma Marta. Para Zorzanello, o encerramento do Festuris foi com muito alto astral e clima de renovação.

CIDADE ANFITRIÃ

Representando a cidade anfitriã do Festuris, o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, avaliou o legado do evento. “Que bom que temos o Festuris aqui há 33 anos, é um evento que tem credibilidade e Gramado é um atrativo a parte. Além disso, o impacto econômico é fantástico com a geração de empregos, negócios que se constroem, imprensa com a divulgação. O faturamento não é só no momento do evento, ele perdura”, analisou Tissot. Também esteve presente na coletiva a secretária de Turismo e presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk e a presidente da Abav-RS Lúcia Bentz.

Marta e Eduardo anteciparam a divulgação da data do Festuris 2022, que poderá ser de 3 a 6 de novembro, dependendo do calendário de feiras de turismo internacional.

 Solenidade de abertura atenta para a era da transformação 

Eduardo Zorzanello e Marta Rossi na solenidade de abertura do Festuris
Com auditório lotado, mediante controle, no Palácio dos Festivais, foi aberta a 33ª edição do Festuris, no início da noite de 4 de novembro. Estiveram presentes autoridades, imprensa e o trade turístico. O conceito apresentado nesta edição foi Turismo em Transformação, com ênfase nos eixos da sustentabilidade, inclusão e diversidade. A solenidade foi marcada por muita emoção e reencontros. Os dois dias seguintes foram dedicados à feira de negócios nos pavilhões do Serra Park.

A cerimônia começou com espetáculo artístico assinado pela D'arte Multiarte, que abrilhantou e encantou o público, traduzindo o lema do evento em música, teatro e dança. O show continuou com a cantora gaúcha Luiza Barbosa, que interpretou o hino nacional. Na sequência, a CEO e fundadora do Festuris, Marta Rossi, recebeu o prêmio dos 100 Mais Poderosos do Turismo - honraria concedida pela Revista Panrotas a personalidades que contribuem com o desenvolvimento do turismo nacional.

Um toque de beleza na solenidade de abertura do Festuris
Em seu pronunciamento de abertura, em dupla com o CEO Eduardo Zorzanello, Marta Rossi destacou de forma emocionada a resiliência e a transformação necessárias para a recuperação do turismo neste novo mundo pós-pandemia. A empresária lembrou da força que tiveram para realizar o Festuris durante a pandemia, resgatando a importância do evento para toda a cadeia turística, sem deixar jamais de olhar para o futuro com muito otimismo.

“É imensa a nossa felicidade em receber todos em Gramado e podermos entregar mais uma edição do nosso querido Festuris. A pandemia, além de quebrar todos os paradigmas imagináveis, nos trouxe a visão de finitude, vulnerabilidade e nos provocou muita reflexão. Os últimos meses foram de um trabalho enorme diante de tantas transformações e incertezas, mas nos orgulhamos de apresentar um novo evento. Temos a certeza de que o turismo continuará retomando com força total”, projetou Marta.

Zorzanello ressaltou as bandeiras levantadas pela feira nesta edição e reivindicou mais protagonismo para o Turismo. “Não existem pessoas saudáveis em um planeta doente e em uma sociedade desigual. Na pandemia tivemos perdas irreparáveis, mas nos reerguemos como uma fênix para alçar voos maiores. Precisamos olhar para a frente e tirar dessas dores os ensinamentos. A indústria do turismo é resiliente e precisamos que essa atividade seja pauta prioritária, tendo o merecido destaque para que continue empregando e gerando desenvolvimento”, pontuou.

PROTAGONISMO DO FESTURIS

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, com Eduardo Zorzanello no Festuris
Entre as autoridades presentes estava o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, que destacou a importância do Festuris para a geração de negócios e elencou algumas medidas adotadas pelo Governo Federal em apoio ao setor do Turismo. Além disso, valorizou o potencial do Brasil. “Estamos condenados a dar certo. Ninguém tem o que o Brasil tem. Somos o país mais preservado do mundo e tenho a certeza de que juntos faremos a transformação que o Brasil precisa”, disse Machado.

Ranolfo Vieira Júnior, vice-governador do Rio Grande do Sul, representou na solenidade o governador Eduardo Leite, que está em viagem à Escócia acompanhando a COP26. “Um evento que chega à sua 33ª edição já fala por si só a sua força e relevância. Acompanhei de perto as tratativas para a realização do Festuris em 2020, quando estávamos no auge da pandemia. A resiliência foi fundamental e agora novamente segue sendo uma palavra de ordem. Essa luta muito orgulha o nosso Estado”, destacou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário