sexta-feira, 12 de novembro de 2021

O Turismo na Nova Economia em apresentação no Festuris

Ana Clévia abordou resultados de pesquisa com viajantes no palco do Festuris

O Festival Internacional do Turismo de Gramado (Festuris) deu um passo largo na sua 33ª edição, realizada de 4 a 7 de novembro, em Gramado, com programação inserida na “Era da Transformação”. O evento mostrou temas abordados no Meeting Festuris, com a profundidade do que se discute no momento, com a volta das viagens, dos eventos presenciais e a certeza de que os tempos mudaram e tudo é obscuro na busca do desconhecido.

Entre os palestrantes estava a cearense Ana Clévia Guerreiro, coordenadora de Turismo do Sebrae Nacional, que apresentou dados de uma pesquisa – o Turismo na Nova Economia. Ana Clévia, natural de Crateús, veio para Fortaleza e descobriu sua vocação pelo turismo no Sebrae/CE. Fez contato com os empresários do setor, mas conquistou voos mais altos. Hoje ela está no Sebrae Nacional, numa unidade que atua com os pequenos negócios e com os municípios turísticos do Brasil.

Na abordagem sobre o Turismo na Nova Economia, a pesquisa pergunta o que mudou na sua vida com a pandemia?

A busca do equilíbrio é fundamental para nossas tomadas de decisões
49% dos viajantes admitiram que a pandemia mudou sua atitude para fazer mudanças positivas em suas vidas cotidianas. Ana Clévia comenta que a vida deve ter um sentido, um propósito, e cita alguns pontos: a busca de equilíbrio e a necessidade de entender melhor o outro. Ela considera importante socializar-se e conhecer novas pessoas e sugere interação humana com pessoas que pensam diferente.

O que querem os viajantes?

84% acreditam que entender a cultura e preservar o patrimônio cultural são cruciais, 76% querem garantir que o impacto econômico do setor seja distribuído igualmente em todos os níveis da sociedade, 73% querem ter experiências autênticas que representem a cultura local nas suas viagens. Para isto, precisamos de novas oportunidades, novos destinos e a descoberta de tradições em lugares desconhecidos. Na busca do equilíbrio, 61% dos viajantes, agora, estão mais abertos a diferentes tipos de férias.

Na descoberta de novos destinos, Ana Clévia citou o Rally dos Sertões, que a cada ano descobre lugares desconhecidos do Nordeste e mantém contato com as comunidades locais para apoio aos viajantes. 58% consideram importante que sua viagem seja benéfica para as comunidades locais do destino. No Rally dos Sertões os participantes transformam caminhos em locais atraentes.

Diante de tantas mudanças, acredita-se num novo Turismo?

79% concordam que viajar ajuda o bem-estar mental e emocional mais do que outras formas de autocuidado.

60% dos viajantes estão na expectativa de conhecer gente nova durante as férias.

75% acham que a jornada até o destino é mais agradável quando eles sentem que o percurso faz parte da viagem em si. Este privilégio não ocorre na maioria dos deslocamentos no Nordeste. São raros os pontos de paradas e não existem atrativos nos lugares.

Ana Clévia comentou a importância das novas tecnologias para elaboração dos roteiros de férias e concluiu sua palestra acrescentando “que nunca tínhamos vivido uma tragédia tão grande (referindo-se à pandemia), o que nos deixou mais flexíveis, mais abertos”.

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