quarta-feira, 17 de novembro de 2021

Turismo pede passagem; estamos preparados?

Edgony Bezerra

Os passeios de buggys são atrativos nas praias do Ceará

A alta estação se aproxima, as cortinas se abrem e a plateia aguarda com expectativa o retorno do turismo, atividade que virou demanda reprimida desde o início da pandemia, em março de 2020. O turismo, bem como os eventos, faz parte das atividades mais prejudicadas com as restrições impostas pelos governantes. Predominou o “fique em casa”, e todos obedeceram. Agora, a esperança de melhores dias abre caminhos para uma nova realidade: as viagens. As cidades estão movimentadas e muitos hotéis lotados.

Neste momento de expectativa e euforia, cidades e capitais estão na vitrine para serem escolhidas. Fortaleza e o Estados do Ceará sempre conquistaram a preferência dos turistas. Certamente, agora não será diferente. E a pergunta que brada é: Estamos preparados? Muitos dirão que sim, e poucos admitem as falhas. Tivemos tempo para enfrentar uma nova realidade. Alguém se preparou? Os tempos mudaram. Vamos ter um turista mais exigente, mais consciente das suas necessidades e das suas buscas por um turismo sustentável, principalmente com segurança.

O Ceará sempre teve um turismo desordenado e livre de normas a cumprir e de fiscalização. Nossa maior interação com o turista é o mar. Este é o nosso ponto fraco que precisa ser avaliado e regulamentado. Alguém procurou saber como funciona o receptivo? Existe ordenamento para os passeios de buggys? Existe colocação de placas de advertência de mar violento? Quais são as providências para evitar a “pirataria” no setor?

Pelas primeiras ocorrências, já se observa que tudo será como antes. Neste final de semana prolongado, os buggys invadiram a área dos banhistas e trafegaram livremente na Praia das Fontes. Outro fato marcante ocorreu em Camocim, onde um veículo caiu de uma balsa ao fazer uma travessia. Nos dois casos, houve total negligência e falta de responsabilidade dos dirigentes municipais. Outras ocorrências são acidentes com buggy e afogamentos. O melhor é oferecer segurança e preservar a vida dos turistas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário