domingo, 6 de fevereiro de 2022

Governo Federal visita Barragem de Jati e libera água para o Cinturão das Águas

Barragem de Jati, no Ceará, terá suas águas liberadas para o Cinturão das Águas FOTO: Divulgação
O sonho de garantir água em quantidade e qualidade para a população do semiárido nordestino começou com Dom Pedro II, mas só agora vai virar realidade. Após mais de 13 anos do início das obras, os eixos Leste e Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco estão concluídos e as águas da transposição finalmente chegarão ao Rio Grande do Norte nesta quarta-feira, 9 de fevereiro.

Na terça-feira, 8 de fevereiro, a comitiva do Governo Federal, que deverá contar com a presença do presidente Jair Bolsonaro e do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, visitará estruturas do Eixo Norte em Pernambuco, Ceará e Paraíba que possibilitam a chegada das águas do São Francisco ao Rio Grande do Norte.

No Ceará, será realizada visita à Barragem de Jati, estrutura que possui 56 metros de altura e capacidade de acumular até 28 milhões de metros cúbicos de água. O acionamento para enchimento da barragem aconteceu em junho de 2020, possibilitando que a água chegasse a outras regiões do estado, entre elas a Região Metropolitana de Fortaleza.

Durante a visita, será realizada a liberação de água da estrutura até o Cinturão de Águas do Ceará (CAC). O empreendimento não recebe água do São Francisco desde maio de 2021, devido a serviços de manutenção e substituição de equipamentos para modernização da estrutura.

MAIS INFORMAÇÕES:

Visita à Barragem de Jati e retomada da liberação das águas para o Cinturão das Águas do Ceará

Dia: 8 de fevereiro/2022

Hora: 12h30

Local: Rodovia Padre Cícero - Bela Vista, Jati/CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário