Com o objetivo de impulsionar a imagem do Brasil no exterior e atrair mais visitantes internacionais para o país, a Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) marcou presença na 40ª Borsa Internazionale del Turismo (BIT) – Bolsa Internacional de Turismo – que abriu suas atividades neste domingo (10/04), em Milão, na Itália. Com um estande próprio, a Embratur se reuniu com os principais atores do trade turístico italiano.
O chefe da Assessoria
Internacional da Embratur, Heitor Kadri, representa o presidente da Agência,
Silvio Nascimento, na BIT Milano. Além de conversar com autoridades locais, no
primeiro dia, ele teve a oportunidade de estreitar as relações com o trade turístico
internacional. Heitor Kadri defendeu ainda que o país está pronto para receber
o turista estrangeiro.
“O Brasil está preparado para
receber turistas do mundo inteiro e a retomada do setor em nosso país está em
plena ascensão. Como agora não há necessidade do teste de PCR para ingressar no
Brasil, temos uma importante medida que impulsiona e aquece o cenário turístico
brasileiro”, avaliou.
O ministro do Turismo italiano,
Massimo Garavaglia, visitou o estande brasileiro. Logo após cortar a fita e dar
início ao evento de forma oficial, ele recebeu os cumprimentos do Cônsul Geral
do Brasil em Milão, Hadil Fontes da Rocha Vianna, que ratificou os laços entre
os países.
“A Itália sempre foi um mercado prioritário
para nós. Após dois anos de pandemia, a nossa presença na BIT é um primeiro
passo para retomar o diálogo e estreitar as relações, não só com o público em
geral, mas também com instituições e operadores do setor do turismo”, destacou.
A programação da maior feira de
turismo da Itália segue até a próxima terça-feira (12/04). Durante este
período, o estande da Embratur vai destacar destinos atraentes para os
italianos e demais visitantes do evento, além de oferecer experiências como
atrações culturais e degustação de produtos típicos brasileiros.
A Itália está entre os principais emissores de turistas ao Brasil – é o 8º no ranking geral de 2019 –, sendo que 58% dos turistas italianos costumam viajar sozinhos. Eles buscam, prioritariamente, locais de sol e praia, com laços culturais fortes. O Brasil é o principal mercado latino-americano dos turistas italianos, com São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Foz do Iguaçu (PR), Fortaleza (CE) e Recife (PE) como destinos preferidos.
Em 2019, mais de 182 mil turistas italianos ingressaram no Brasil, o que posiciona a Itália entre os maiores emissores de turistas ao país. Apesar de ter ocorrido uma diminuição no fluxo de italianos ao Brasil nos últimos dois anos, há a expectativa que quase 150 mil turistas venham da Itália para o Brasil em 2022.
Nenhum comentário:
Postar um comentário