segunda-feira, 11 de abril de 2022

Ceará divide seu potencial turístico em rotas para atrair visitantes

 By Edgony Bezerra

Canoa Quebrada mostra exuberância com sua marca: a lua e a estrela FOTO: Edgony Bezerra 
Inovação, criatividade e determinação fazem a força dos empresários cearenses, que lidam com um Estado de atrações diversificadas de praias, serras e sertão. Cada região tem seu potencial de belezas naturais, culturais, gastronômicas e artesanais. A necessidade de tornar as regiões ao alcance dos turistas, abriu espaço para a inovação com a criação de rotas. E as rotas estão crescendo, se aperfeiçoando e vencendo obstáculos com a adesão de parceiros.

Nos últimos dois anos, o turismo foi um dos setores mais prejudicados pela pandemia. Com criatividade e determinação, o setor sobrevive e busca alternativas para uma reestruturação e retomada das atividades. Para isto, precisa união, trabalho e apoio, para que a retomada seja promissora nas cinco rotas do Ceará: Rota das Emoções, Rota das Falésias, Rota do Cariri, Rota Verde do Café e Rota Mirantes da Ibiapaba.

Beleza e romantismo no pôr do sol na Praia de Uruaú
As rotas estão em sintonia com o seu diferencial: o mar verdejante e o vento embalando os sonhos, as falésias colorindo cenários de paz, o turismo religioso multiplicando a fé dos visitantes, um delicioso café reforçando a hospitalidade do povo cearense e a natureza mostrando sua beleza em bicas, grutas e cachoeiras. Tudo isto está em ritmo de retomada e se aperfeiçoando para atrair os turistas. São paisagens exuberantes, próprias para contemplação.

Cada rota tem seu núcleo gestor e se prepara para oferecer um turismo profissional. A natureza qualifica cada região com sua beleza diversificada, que precisa ser lapidada. Hotéis, pousadas, restaurantes, barracas de praia e bugueiros estão de mãos dadas e conscientes da necessidade de qualificação das comunidades. O turismo é um bolo gigante que abrange todas as categorias. O direcionamento vem sendo ofertado pelo Sebrae/CE, que qualifica, estimula, anima e mostra os benefícios.

Nas próximas publicações, as rotas serão apresentadas com detalhes sobre o potencial de cada uma. A meta dos idealizadores é ter o apoio do governo do Estado para um projeto de sinalização, tornando os municípios mais conhecidos e facilitando o deslocamento dos visitantes. Com a qualificação das comunidades, haverá geração de emprego e renda, além de oportunidades para todos. O artesanato, a cultura e a gastronomia se manifestarão e estarão inseridos no diferencial de cada rota. Os parceiros e a própria comunidade podem criar eventos locais como festas religiosas, gastronômicas e culturais e promover feiras e exposições.

Original publicado no site Rotas do Ceará, com parceria do Sebrae/CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário