quarta-feira, 18 de maio de 2022

Baturité comemora 200 anos da chegada do café – 1822/2022

O tempo não passou para os moradores do Maciço de Baturité, que este ano estão voltando ao passado e comemorando 200 anos da chegada do café na região. A atividade começou em 1822, com a plantação de sementes trazidas por Antônio Pereira de Queiroz Sobrinho, vindas do Cariri e do Pará (dados de pesquisa divergem em datas e nomes de pessoas).

A cultura do café prosperou, transformou a atividade econômica e social e deu origem a construção da Estação Ferroviária de Baturité, inaugurada em 1882. O café foi além do esperado e chegou a ser um dos mais apreciados nas cafeterias francesas. Depois de altos e baixos ao longo destes 200 anos, a cultura do café está sendo resgatada, agora com novas técnicas para uma atividade produtiva sustentável. A história do café de Baturité está sendo contada em livro, de autoria do escritor Levi Jucá, para lançamento nas comemorações dos 200 anos do café em Baturité.


Para resgatar a cultura do café, muitas ações estão sendo desenvolvidas. No mês passado, abril de 2022, foi inaugurado o primeiro Centro de Referência do Café de Sombra do Ceará. A data marca também o lançamento do selo comemorativo dos 200 anos do café no Maciço de Baturité. A iniciativa é da Prefeitura de Baturité, Sebrae/CE e Associação Comunitária União Serrana do Uirapuru. A cultura do café ganha força com a criação da Rota Verde do Café, que está atraindo visitantes para conhecer antigos sítios que estão sendo preservados na região.

O Centro de Referência é um ambiente de inovação, divulgação e revitalização do café de sombra, oferecendo suporte aos cafeicultores e promovendo o turismo e o desenvolvimento econômico da região. O espaço é aberto à visitação, com informações sobre a revitalização do café, a importância dos bancos de mudas, a essência dos cafés especiais e os benefícios do cultivo do café de sombra. Na cafeteria do Centro de Referência, os visitantes poderão degustar um bom café, plantado e produzido na região, além de quitutes regionais.

MAIS INFORMAÇÕES:

Endereço: CE 356, Sítio Uirapuru, zona rural de Baturité

Funcionamento: terça-feira a domingo, das 9 às 17 horas

Contato: (85) 3347.1570 

Nenhum comentário:

Postar um comentário