quarta-feira, 18 de maio de 2022

História e natureza abrem caminhos na Rota Verde do Café

O silêncio da noite, o brilho das estrelas, o casario centenário e o cheiro do café são fenômenos que ocorrem no roteiro turístico que nasce nos caminhos traçados pela Rota Verde do Café. O acervo é diversificado e o visitante encontra um legado que passa por 12 empreendimentos, que guardam história, cultura, religiosidade e têm no café seu maior apelo

By Edgony Bezerra

O Sítio São Luís é imponente com suas colunas e arcos FOTO: Laura de Goes
O Ceará está dividindo seus espaços turísticos em rotas e criando opções de visitação de forma organizada. A iniciativa é dos próprios empreendedores, com apoio do Sebrae/CE, com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável da cafeicultura na região e capacitar pessoas para fomentar o agronegócio e o turismo. A Rota Verde do Café está localizada no Maciço de Baturité, no sertão central, a 100 quilômetros de Fortaleza. A região abriga extensa Área de Proteção Ambiental do Estado e a rota contempla os municípios de Baturité, Mulungu, Guaramiranga e Pacoti.

Cozinha original do Sítio FOTO: Laura de Goes

O roteiro é feito com amor, passando por antigos sítios que compartilham histórias de vida e preservam a cultura do café de forma artesanal, dividindo com os visitantes uma história iniciada em 1822. Narrativas impressionam, como a de Renata De Goes, que tem sua mãe, Cláudia De Goes, residindo no Sítio São Luís, o mais bonito do percurso, em Pacoti. Além dos sítios históricos, a Rota Verde do Café inclui outros empreendimentos: Estação Ferroviária de Baturité, Mosteiro dos Jesuítas e Centro de Referência do Café de Sombra do Ceará.

Comecemos nossa visita pelo SÍTIO SÃO  LUÍS

Beleza nos detalhes do Sítio FOTO: Laura de Goes
Com arquitetura imponente, a casa foi construída em 1870, nos tempos áureos do café na região. Histórias da tradição do cultivo do café são reveladas aos visitantes na chegada. A casa dispõe de restaurante aberto para almoço (agendado), lojinha, cafeteria e cozinha equipada com fogão a lenha, de onde saem um bom café e deliciosas receitas da família.  Este ano, o Sítio São Luís realizará o 5º Arraiá, no dia 9 de julho, das 18 às 24 horas, com brincadeiras infantis, barracas de comidas típicas, artesanato local, quadrilhas e bandas.

O sítio é aberto aos sábados e domingos, das 9 às 17 horas. Ingresso: 10,00

CE-253, km 99, zona rural de Pacoti – sitiosãoluis@gmail.com – Instagram @sitiosaoluis

SÍTIO SÃO ROQUE

O casarão do Sítio São Roque guarda as belezas do passado FOTOS: Divulgação
O Sítio São Roque é um paraíso ecológico localizado em Mulungu. A beleza do local e a receptividade da família Farias encantam os visitantes através de um circuito guiado. O visitante conhece o casarão centenário e sua capela, a pequena fábrica de beneficiamento, casa de torra e trilha ecológica. Uma mesa farta oferece delícias produzidas no fogão a lenha. Café e iguarias estão disponíveis na lojinha.

Horário de funcionamento: sábado, das 9 às 16 horas, domingo, das 9 às 15 horas

Agendamento via WhatsApp (85) 99917.9923 – e-mail: sitiosaoroquece@gmail.com

Sítio São Roque, s/n, zona rural, Mulungu-CE

Capela do Sítio São Roque
SÍTIO ÁGUAS FINAS

O Sítio Águas Finas tem passeio cultural na Trilha do Café para reviver os cafezais do século passado, interagindo com a exuberância da mata atlântica e contemplando a fauna e a flora silvestre. A caminhada passa pelo lendário Typica, café primitivo originário da Etiópia (África), considerado a joia rara do Brasil. O visitante participa de várias atividades e conhece o preparo do café filtrado e a degustação do café Uchôa.

Horário de funcionamento: Segunda a domingo, das 9 às 17 horas

WhasApp: (85) 98898.3233 – e-mail: Fjsuchoa@hotmail.com

CE-356 – zona rural/Pé de Ladeira, Guaramiranga-CE

SÍTIO MONTE CARMELO

Monte Carmelo oferece uma imersão na natureza e vivências com café. O visitante pode conhecer o banco de mudas e a história da presença do café no Maciço de Baturité desde 1822. Uma trilha leve em meio a floresta conta com observação de pássaros, escalda-pés nas águas do sítio e degustação dos quitutes da culinária da serra.

Horário de funcionamento: sábados, domingos e feriados, das 9 às 16 horas

Site: www.sitiomontecarmelo.com.br – Sítio Uirapuru, distrito sede, Baturité-CE.

FAZENDA FLORESTA

Situada em Pernambuquinho, distrito de Guaramiranga, a Fazenda Floresta remonta ao Século XIX. Os proprietários João e Eunice Caracas cultivam café de sombra e promovem visita ao cafezal e outras atividades. Nesta fase de retomada, a Fazenda Floresta ainda não reiniciou sua participação na Rota Verde do Café. Informações: (85) 3325.1337.

Endereço: Rua Limoeiro, 836, Guaramiranga-CE

NOSSO SÍTIO – CASA DO CABOCLO

Nosso Sítio oferece ao visitante um passeio às origens do meio rural do Maciço de Baturité através da reconstituição em taipa da antiga Casa do Caboclo. No quintal, vivências no passeio pelo cafezal, no pilar do café e torra no fogão de barro. Para degustar, doces de tacho e café coado.

Horário de funcionamento e contato:

Segunda a domingo, das 9 às 17 horas

e-mail: contato@chalenossositio.com.br – Site: www.chalenossositio.com.br

Rua José Marinho de Góes, s/n, centro, Pacoti-CE

EMPÓRIO SERRANO DE MULUNGU

Cafeteria referência na comercialização do café do Maciço de Baturité com a presença de barista (profissional especializado no preparo de bebidas com café) que garante a degustação perfeita desta raridade. O Empório Serrano apoia a produção agroecológica da região com a comercialização de doces, temperos e laticínios adquiridos direto do produtor.

Horário de funcionamento e contato: Terça a domingo, das 7h30 às 23 horas

Instagram: @emporioserranomulungu – Rua Coronel Justino Café, 171, centro, Mulungu-CE

SANTA DEMOLIÇÃO

O Antiquário e Bistrô Santa Demolição ocupam um galpão do Século XIX, ideal para quem aprecia arte e gastronomia. Restaurado pelo casal Regina e Ronaldo Martins, o antiquário está aberto para visita e aquisição de peças raras. O bistrô oferece degustação de café e almoço especial. O cenário é perfeito para momentos de romantismo.

Horário de funcionamento: sábado, das 10 às 17 horas com agendamento prévio.

Instagram: @santademolição, Rua Antenor Frota Wanderley, s/n (Rua do Fórum), Mulungu.

VILLA NOVA HOLANDA

A Villa Nova Holanda (antigo Sítio Coaty) mantém a beleza dos anos áureos do café, conservada e administrada por Max Cid de Holanda Furtado, neto de Mariinha, que adquiriu a propriedade em 1908. Esta senhora teve participação ativa na construção de Mulungu e ergueu sua casa nos anos de 1920. O Café da Villa vem acompanhado de iguarias feitas com receitas que já estão há quase 100 anos na família. Os interessados podem se hospedar nos chalés da Villa.

Horário de funcionamento: somente com agendamento – Instagram: @villanovaholanda

MOSTEIRO DOS JESUÍTAS

Mosteiro dos Jesuítas em localização privilegiada
A arquitetura imponente de arcadas e jardins internos confere grandiosidade ao prédio da antiga Escola Apostólica dos Jesuítas de Baturité e da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, formando o complexo arquitetônico e de religiosidade conhecido como Mosteiro dos Jesuítas. O prédio tem uma história iniciada em 1922 e sua programação religiosa, comandada pelo padre Eugênio Pacelli, nos transmite sentimentos de força, alegria, esperança e fé. O café de sombra cultivado na Fazenda Caridade pode ser encontrado para consumo na cafeteria do Mosteiro.

Horário de funcionamento e contato:

Terça a domingo, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas

E-mail: secretaria@mosteirodosjesuítas.com.br – site: www.mosteirodosjesuitas.com.br

Sítio Olho d’Água, s/n, zona rural de Baturité-CE

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE BATURITÉ

Estação Ferroviária de Baturité
A Estrada de Ferro de Baturité foi uma das primeiras ferrovias do Ceará, inaugurada em 1882. A Estação marcou uma época de grande importância na região, facilitando o escoamento da produção agrícola, principalmente do café, para Fortaleza. O prédio da estação é preservado e abriga um acervo de peças originais da época: mobiliário das residências locais, vestígios de trilhos, maria-fumaça e histórias da construção das cidades do Maciço de Baturité.

Horário de funcionamento e contato:

Segunda a sexta, das 8 às 17 horas. Sábados e domingos, das 8 às 12 horas

e-mail: cultura@baturité.ce.gov.br

Praça Osmar Marinho, 280, Putiú, Baturité-CE  

Nenhum comentário:

Postar um comentário