segunda-feira, 16 de maio de 2022

Fé e devoção no próximo fim de semana em Canela-RS

 Os festejos da 62ª Romaria e Festa em Honra a Nossa Senhora de Caravaggio se iniciaram em abril, mas as grandes romarias vão ocorrer nos próximos dias

A romaria dos jovens de Canela e de outras cidades será dia 21 de maio FOTOS: Diego Santos/Estratégiacom
Os jovens de Canela, cidades vizinhas e de qualquer parte do Brasil ganham programação voltada para eles no próximo dia 21, sábado, com a realização da Romaria dos Jovens e Jornada Diocesana da Juventude. O cortejo sairá da Catedral de Pedras às 8h, rumo ao Santuário de Caravaggio, com oração, cânticos, muita animação e missa campal na chegada.  Neste dia, não haverá venda de bebida alcoólica no evento, como forma de conscientizar o público, jovens e crianças, dos malefícios da ingestão de álcool.

Buscando bênção aos veículos, motocicletas e bicicletas, no dia 22, ocorre a Romaria Motorizada, quando o entorno da Igreja Matriz fica tomado pelos mais diversos tipos de automóveis, frotas de empresas, motociclistas e ainda aqueles que preferem seguir o cortejo de bicicleta. A saída da Igreja Matriz será às 9h e a chegada ao Santuário está prevista para às 10h30, quando ocorre missa campal, com a bênção as chaves.

A Romaria Motorizada será realizada no dia 22 e termina com a bênção das chaves
A Romaria a Pé será no dia 26 de maio, dia de Nossa Senhora de Caravaggio, mas como não é feriado na maioria das cidades da região, muitos devotos pagam promessas e buscam graças da Santa Milagrosa no fim de semana. Com saída prevista para às 8h, a romaria, historicamente, é a que reúne o maior número de devotos.

Buffet de comida caseira, lanches e doces, com destaque para os tradicionais pastéis de massa caseira, fazem parte da gastronomia do evento, que contará com dois restaurantes: no Centro de Eventos e no Panorâmico, além das tendas no parque.

O reitor do Santuário, Padre Victor Farias, comenta: “estamos preparando três grandes romarias. Sabemos que os devotos de Nossa Senhora de Caravaggio esperam por isso, depois de dois anos tão difíceis, quando a pandemia nos impediu de realizar o evento”.

A organização do evento estima que mais de 80 mil pessoas passem pelo Santuário nas diversas programações, desde a Procissão Luminosa, que ocorreu no último dia 30 de abril, até a Romaria a Pé, quando será encerrado o evento deste ano.

A romaria e festa em honra a Nossa Senhora de Caravaggio de Canela é uma realização da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, com apoio da Prefeitura Municipal e de empresas da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário