quinta-feira, 9 de junho de 2022

Rota das Emoções aquece o turismo em três estados do Nordeste

By Edgony Bezerra

A Pedra Furada é o símbolo de Jericoacoara, visualizada em ângulos diferentes
Você nunca viu nada igual: um roteiro turístico formado pelos Estados do Ceará, Piauí e Maranhão, denominado Rota das Emoções. O nome descreve bem o percurso: emoção o tempo todo neste destino de mar, sol, natureza e muita aventura. Paisagens encantadoras e boa infraestrutura fazem da rota uma viagem inesquecível.

Na Rota das Emoções o turista percorre 500 quilômetros dos três Estados, passando por 14 municípios, descobrindo cenários únicos e se envolvendo com a cultura local. Descubra esta emoção completa ou dividindo por Estado.

Ceará: Jijoca de Jericoacoara, Cruz, Camocim, Barroquinha e Chaval;

Piauí: Parnaíba, Ilha Grande, Luís Correia e Cajueiro da Praia (Barra Grande);

Maranhão: Barreirinhas, Paulino Neves, Araióses, Tutóia e Santo Amaro do Maranhão

A Rota das Emoções é diferenciada por suas particularidades únicas. São três unidades de conservação focadas em turismo sustentável com responsabilidade socioambiental: Parque Nacional de Jericoacoara, no Ceará; Área de Proteção Ambiental (APA) do Delta do Parnaíba, no Piauí; e Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, no Maranhão.

O Delta do Parnaíba mostra exuberância em dunas e paisagens verdejantes
Nos últimos quatro anos, mais de 70 mil pessoas viveram estas emoções, atendidas por agências parceiras dos três estados e fazendo roteiros personalizados, com permanência média de 8 a 15 dias. O turista pode dividir a rota e começar em Fortaleza e terminar em São Luís ou fazer o percurso inverso. Também pode escolher os municípios do seu interesse e viver as emoções em rotas mais curtas. O importante é descobrir este paraíso e viver experiências emocionantes.

Os atrativos da Rota das Emoções abrangem muitas atividades de ecoturismo, sol, praia e aventura e incluem gastronomia, que vai desde comidas típicas de cada Estados até pratos da culinária internacional. Para os que preferem descanso, tem praias em áreas tranquilas, os que gostam de agitação encontram esportes e aventuras ao longo da rota.

Os roteiros são adaptados às necessidades dos clientes. Tem ofertas com guias habilitados, nos mais diversos tipos: buggy, 4X4, catamarã, lancha rápida, trilhas, passeios a cavalo e de bike. Os esportes náuticos também se destacam na Rota das Emoções, como kitesurf nas praias do Preá – CE, Barra Grande – PI, Atins e Santo Amaro – MA.

Os Lençóis Maranhenses se destacam pela beleza de suas dunas trabalhadas pelo vento

As empresas que praticam o receptivo da Rota das Emoções estão em constante processo de qualificação para receber os visitantes, atentas ao Programa de Sustentabilidade do Turismo Brasileiro, lançado pelo Ministério do Turismo e Braztoa. São 290 meios de hospedagem, 341 bares e restaurantes, 61 agências de receptivo, preparadas para atender grupos e turistas individuais. Antes de ir confira o site: www.rotadasemocoes.com.br

UM GIRO PELOS MUNICÍPIOS DO CEARÁ

O Ceará participa da Rota das Emoções com cinco municípios. Vem comigo:

CRUZ – PRAIA DO PREÁ

A praia do Preá saúda os visitantes oferecendo seu nome para fotos FOTO: Reginaldo Bezerra
Cruz é a porta de entrada para os que desembarcam no Aeroporto de Jericoacoara, localizado neste município, a 230 quilômetros de Fortaleza. O primeiro destino da Rota das Emoções é a Praia do Preá, uma pequena vila ao lado do Parque Nacional de Jericoacoara. A praia, cercada de lagoas, mangues e coqueiros, é considerada uma das melhores do mundo para atividades desportivas, o que a torna a praia oficial do kitesurf. 

Preá, a 12 quilômetros de Jeri, iniciou sua atividade turística em 1999, com a chegada dos primeiros kitesurfistas à procura de ventos perfeitos. A praia mostrou-se atraente aos visitantes, pois tem tudo que o principiante procura para desenvolver suas habilidades neste esporte. A Praia do Preá dispõe de barracas e pousadas para acolher os visitantes e oferece passeios ecológicos, a pé ou a cavalo, até o Parque Nacional de Jericoacoara.

JIJOCA DE JERICOACOARA – VILA JERI

A Lagoa do Paraíso se destaca pelas suas águas calmas com redes para receber os turistas
As emoções estão em todo o percurso e geram expectativa na chegada ao município de Jijoca de Jaricoacoara. Afinal, o momento é de descoberta. Vamos desembarcar numa praia encantadora, a Praia de Jericoacoara, reconhecida internacionalmente como uma das dez mais bonitas do mundo. Este paraíso se encontra na Vila de Jeri, pequeno e rústico vilarejo, extremamente animado, com uma estrutura fantástica de hotéis, pousadas, restaurantes, lojas e muitos bares com forró ao vivo. A Vila de Jeri é ponto de partida para diversos passeios pelo Parque Nacional de Jericoacoara. A grande pedida é o passeio de buggy, para desbravar toda a beleza natural do lugar.

Criado em fevereiro de 2002, o parque possui uma área de 8.416 hectares, e conta com diversos atrativos que vão desde a prática de esportes radicais em belas praias e lagoas, até a contemplação de monumentos naturais extraordinários – como a Árvore da Preguiça, o Serrote e a Pedra Furada – esculpida pelas ondas do mar e principal cartão-postal de Jeri. E são muitas as atrações deste lugar mágico: a Duna do Pôr do Sol, a Lagoa do Paraíso (Jijoca de Jericoacoara) com redes dentro d’água, e a Lagoa Azul. Na hora da fome, não faltam opções no entorno da lagoa, onde os restaurantes servem a culinária local: baião de dois e peixe frito, além de camarão no abacaxi. A viagem prossegue com novas emoções e a imagem da praia mais bonita do litoral cearense e até do mundo.

CAMOCIM

Camocim tem uma paisagem diversificada com predominância de dunas
Camocim é a parada seguinte do caminho da Rota das Emoções. O município, com mais de 60 mil habitantes, divide suas belezas naturais com os frequentadores de Jeri. São lagoas, dunas, rios e uma diversidade de lindas praias. Seu litoral, o maior da rota, tem 60 quilômetros de praias que se estendem até Jeri. A maior atração de Camocim é Tatajuba, incluída nos passeios que saem de Jeri. Esta vila de pescadores foi erguida depois que a antiga vila foi soterrada pelas dunas. A praia tem uma das mais altas dunas do litoral cearense e só pode ser alcançada de barco.

Outros atrativos encantam os turistas: Lago Grande, Lagoa da Torta e as grandes raízes de mangues na comunidade de Guriú. A sede do município de Camocim margeia o Rio Coreaú, que tem belos manguezais e ilhas. Outros atrativos são a foz do Rio Coreaú com o mar e a Ilha do Amor, que recebe os visitantes após travessia de balsa. A ilha guarda lendas que merecem a atenção dos turistas e nativos.

A 15 quilômetros do centro está a Praia de Maceió, vila de pescadores com boa estrutura de pousadas e casas de veraneio. Saindo de Maceió, a rota nos mostra lagoas e praias de estrutura nativa: Lagoa Paraíso das Águas, Praia do Xavier e Barra dos Remédios, que oferece o encontro do mar com o sangradouro do Rio dos Remédios. Este encontro com as belezas naturais de Camocim só pode ser alcançado de bugs ou carros 4x4.

BARROQUINHA

A Praia de Bitupitá é uma atração no município de Barroquinha
De Camocim, um percurso de meia hora nos leva a Barroquinha, uma das cidades mais tranquilas da Rota das Emoções. Suas praias são lindas e selvagens, com dunas, coqueirais, rios, lagoas e manguezais intocados. Todas as praias de Barroquinha estão em estado primitivo e selvagem, como a Praia Nova e Bitupitá, onde reinam tranquilidade e sossego junto à natureza. Neste cenário de belezas naturais o turista encontra a praia da Vila de Curimãs, uma das mais belas do litoral Oeste do Ceará.

Curimãs abriga uma vila de pescadores e uma comunidade que já vem trabalhando o turismo de base comunitária. Os primeiros profissionais estão surgindo como condutores de turismo e de alguns equipamentos turísticos – restaurantes e pousadas.

Barroquinha tem como atividade econômica principal a pesca artesanal, que tem forte influência na culinária local. Os peixes são serra, cavala, cioba, cação e camurupim, este último abundante na região e preparado de diversas formas. O destaque do cardápio é a moqueca de arraia.

CHAVAL

A Pedra da Gruta mostra a existência do turismo religioso em Chaval

A viagem continua e a próxima parada é Chaval, o último destino no Estado do Ceará, divisa com o Piauí. É uma cidade pequena, conhecida como “Cidade das Pedras”, pela existência de paisagens e esculturas naturais compostas de pedras. Num rápido passeio pela cidade encontramos a maravilhosa Pedra da Gruta Nossa Senhora de Lourdes.

Chaval é conhecida também pela beleza das praias, algumas praticamente desertas e outras com movimento. É o caso da Praia do Porto do Mosquito, ponto de partida para passeios de barcos realizados por pescadores locais no Rio Timonha. O passeio é um mergulho na biodiversidade do município, que abriga diversas espécies de aves, peixes e crustáceos. O passeio continua até a Pedra de Carnaúba, que fica dentro do Parque das Pedras e é rodeada de viveiros de camarão. A partir daí avista-se a divisa do Ceará com o Piauí e é para lá que o sol nos chama. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário