quarta-feira, 6 de julho de 2022

Rota Mirantes da Ibiapaba: um abraço na natureza mais perto do céu

São muitas as atividades esportivas no Sítio do Bosco, em Tianguá

Suba a Serra da Ibiapaba e descubra o que o Ceará oferece num conjunto de municípios agrupados em rotas. São cidades de pequenas distâncias entre si e com grande variedade de atrações. É assim na Rota Mirantes da Ibiapaba, formada por Viçosa do Ceará, Tianguá, Ubajara, Ibiapina, Croatá, São Benedito, Carnaubal, Guaraciaba do Norte e Ipu. O turista encontra uma paisagem deslumbrante, mirantes para voo livre, trilhas, cachoeiras, grutas, cascatas, sítios históricos, produção de rosas e turismo religioso. Faça sua rota e encante-se com esta região de sonhos e descobertas.

Pedra do Itagurussu, ecoturismo em Viçosa do Ceará
Para quem sai de Fortaleza, o caminho é a BR-222. As emoções começam nos 10 quilômetros de subida da serra. Muitas curvas e um abismo ao seu lado. Não olhe para baixo, siga em frente e chegue a Tianguá, a 310 quilômetros de Fortaleza. A partir daí tudo é encantamento. A única cidade à direita é Viçosa do Ceará. As demais estão à esquerda a partir de Tianguá, a porta de entrada da Serra da Ibiapaba, próxima da divisa do Ceará com o Piauí.

As rotas surgiram de uma ação positiva dos empreendedores de cada região, com apoio do Sebrae, com o objetivo de impulsionar a economia através do turismo, garantindo novas oportunidades e gerando emprego e renda para a população, além de promover as riquezas naturais e culturais do Ceará. A qualificação profissional é indispensável para satisfação dos visitantes e crescimento do turismo.

Doces, geleias e outras iguarias são encontradas na Casa dos Licores, em Viçosa do Ceará
VIÇOSA DO CEARÁ - Comece a rota visitando Viçosa do Ceará. A cidade conta com casario histórico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), praças centenárias e a igreja mais antiga do Ceará, de 1700. Uma visita imperdível é a Casa dos Licores com uma variedade de produtos: licores, geleias, doces e biscoitos, uma produção familiar instalada na cidade há 70 anos.

Igreja do Céu, construída num ponto elevado, com acesso por uma escadaria
Outra atração diferenciada é a Igreja do Céu, construída num ponto elevado com acesso por uma escadaria. A pequena igreja tem como torre um Cristo que abençoa a cidade. O conjunto de atrativos – igreja, jardins, lojas, restaurante e mirante – forma um complexo turístico, com espaço para visitas e shows. Quem preferir o turismo ecológico encontra trilhas e formações rochosas como a Pedra do Machado e a Pedra do Itagurussu (a pedra que canta).

O Sítio do Bosco tem piscina e muitas atividades esportivas
TIANGUÁ - Nossa parada seguinte é Tianguá, que tem como atrativo o Sítio do Bosco, a seis quilômetros da cidade. O local oferece trilhas no meio da mata, tirolesa, slackline (esporte de equilíbrio) e voo livre de parapente acompanhado de instrutor. O sítio dispõe de bar e restaurante, área de camping, piscina natural, vista da montanha e hospedagem em bangalôs rústicos. É um ambiente para descanso e contemplação da natureza.

O Bondinho de Ubajara é um atrativo a mais para o turismo na região
UBAJARA - Chegamos a Ubajara, soberana por estar inserida num Parque Nacional, instalado em 1959. O Parque Nacional de Ubajara, no Ceará, é uma Unidade de Conservação Federal de Proteção Integral, localizado no município de Ubajara. Está aberto à visitação e dispõe de atrativos como trilhas, mirantes, grutas, cachoeiras e teleférico. O teleférico (bondinho) é administrado pelo Governo do Estado, através da Secretaria do Turismo (Setur). O equipamento foi reinaugurado em fevereiro deste ano, em operação assistida. O bondinho faz um percurso até a Gruta de Ubajara, um capricho da natureza inserida a 550 metros do solo. No momento é permitida a descida de 400 pessoas/dia, oito pessoas por cabine, por ordem de chegada.

A Gruta de Ubajara é formada por rochas calcárias FOTO: João Ribeiro

A natureza fica mais próxima de nós enquanto contemplamos as belezas do parque. Fazemos parte de uma paisagem deslumbrante com encantos naturais até a Gruta de Ubajara, uma riqueza para o turismo da região. São dois bondinhos suspensos em cabos de aço, que saem da Estação Monte (Planalto) até a Estação Gruta. Além dos visitantes, o teleférico é utilizado como meio de transporte dos moradores de Araticum, pequena localidade da zona rural de Ubajara. O retorno do bondinho é um novo alento para o turismo, com demanda dos Estados do Ceará e Piauí.

Parque Nacional de Ubajara, unidade de conservação que emoldura a Gruta de Ubajara
Durante o tempo de paralisação do teleférico houve um esforço coletivo de autoridades e colaboradores do turismo para a sustentabilidade das atividades. A riqueza da biodiversidade, do clima, da fauna e da flora contribuíram para manter o destino em ação com abertura de trilhas, vida noturna e educação ambiental nas dependências do parque. A Gruta de Ubajara é formada por rochas calcárias e pode ser alcançada, também por trilha com guia credenciado. A trilha tem 12 quilômetros de extensão, ida e volta e o passeio no interior da gruta tem 500 metros, passando por salas embelezadas com estalactites e estalagmites. O tempo de duração do passeio é de sete horas.

Na fase de retração do turismo e de espera do retorno do bondinho, o parque recebeu 110 mil pessoas/ano. A previsão do secretário de Turismo de Ubajara, Glauber Augusto, é triplicar este número nos próximos meses. O secretário considera o turismo forte no município, pelos atrativos naturais e pela boa oferta hoteleira. Segundo ele, os hotéis estão lotados até o fim do ano e ele está confiante na retomada do turismo com o retorno do bondinho.

FAZENDA SANTO EXPEDITO

A Fazenda Santo Expedito atrai visitantes pela beleza das rosas
Ubajara conta com outro atrativo que encanta pela beleza natural das cores. A empresária Lucivanda Fernandes comanda a Fazenda Santo Expedito há 19 anos. Um mar de rosas no aconchego da serra. A atividade comercial virou ponto turístico e atrai visitantes que querem conhecer o processo de produção das rosas, passando pelo laboratório, as plantações e a estufa de secagem. São rosas que enfeitam a vida e os grandes momentos.

A Fazenda Santo Expedito oferece passeios com os visitantes
No comando de uma das maiores produtoras de rosas híbridas do país e com atendimento ao público diariamente, Lucivanda abriu um restaurante com comidas regionais de quarta a domingo, com atendimento agendado pelo telefone (88) 9 9458.5547. Comprometida com a sustentabilidade e com a responsabilidade ambiental, a Fazenda Santo Expedito está localizada na zona rural de Ubajara, Cachoeira do Boi Morto.

SÃO BENEDITO – O destino da próxima parada da rota é São Benedito, um dos maiores produtores de rosas do mundo, por isso é mais conhecido como a Cidade das Flores. Todos os dias são colhidas mais de 220 mil rosas, que são exportadas para outros países como a Holanda, Itália e outros. São Benedito conta com quatro floriculturas, as duas maiores são a Reijers e a Cearosa, além de ter também a Flora Fogaça, com lojinha de produtos regionais e oferta de degustação.

Além da produção de rosas, São Benedito também passou a produzir morango. Esse fruto de clima frio se adaptou ao clima de São Benedito, que vai da mínima 15°C a máxima 28°C. Hoje, o município é o maior produtor de morango do Ceará, e em breve o morango de São Benedito será exportado para a Europa.

O Santuário de Nossa Senhora de Fátima está instalado em São Benedito
Outra atração de São Benedito é o Santuário Nossa Senhora de Fátima, de grande frequência de fiéis em suas dependências. O espaço despertou a fé do povo e tronou-se um movimentado centro de romaria, o terceiro do Ceará, que já se destaca com Juazeiro do Norte e Canindé. A maior demanda ocorre nos dias 13 de cada mês, quando se festeja a Virgem de Fátima, que atrai visitantes de vários Estados do Nordeste.

O santuário foi construído pela Igreja Católica, para ser um dos maiores centros de romaria do Nordeste. A cidade já atraia visitantes que vinham comprovar as diversas aparições da santa na cidade. Além do templo principal, o complexo conta com várias capelas auxiliares: duas Capelas do Santíssimo, Capela da Misericórdia, Capela Mãe de Deus, Capela dos Pastorinhos, Capela do Batismo, Sala dos Milagres, sete salas de confissão, duas sacristias, reitoria, administração, praça e fonte dos três pastorinhos. Na parte de serviços são ofertados 50 sanitários, duas praças e um grande estacionamento.

Beleza e conforto fazem o diferencial da hotelaria no Gospel Hotel Fazenda
GUARACIABA DO NORTE A rota continua. Chegamos a Guaraciaba do Norte. O município tem um imenso potencial turístico, com parques ecológicos como o Urubu Ecoparque, Fazenda Parque Tucano, Gospel Hotel Fazenda, com tirolesas, trilha ecológica, voos de asa delta, parapentes e mirantes, com uma vista fantástica de toda a região. O Gospel Hotel Fazenda é um dos mais charmosos hotéis de serra do Brasil. Implantado em 2011, o empreendimento tem proposta de crescimento com a instalação de um museu com dinossauros e um aerotel, o primeiro do Brasil a ser instalado em três aeronaves Boeing 727.

A natureza se destaca nas belas cachoeiras de Guaraciaba 
O município é produtor de cana-de-açúcar e conta com vários engenhos de beneficiamento da cana. Destaca-se também na produção de alimentos orgânicos e tem um comércio movimentado, com feiras livres todos os dias. A área urbana de Guaraciaba do Norte se encontra na maior altitude do Estado do Ceará, com 950 metros, podendo chegar a mais de 980 metros em sua área rural. A temperatura chega a 18°C nesta época do ano. Cachoeiras estão entre os atrativos do município

A Bica do Ipu lembra a índia Iracema, a "virgem dos lábios de mel"
IPU A Rota Mirantes da Ibiapaba chega a Ipu, na encosta da Serra da Ibiapaba. Sua principal atração é a Bica do Ipu, famosa por constar no romance Iracema, do escritor cearense José de Alencar. História ou lenda, o personagem Iracema tomava banho na Bica do Ipu, uma queda d'água de 130 metros de altura que despenca da Serra da Ibiapaba formando um lindo “véu de noiva”. No volume 16º da Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, a bica também recebe a denominação de Bica de Iracema.

A queda d’água atrai visitantes das mais diversas localidades do Ceará e até de outros estados.  Na área existe um balneário dotado de infraestrutura para bem receber os visitantes, com bar e restaurante com comidas típicas da região.  O acesso a Bica do Ipu é feito por estrada asfaltada. Além da Bica do Ipu, a cidade oferece outros pontos que merecem visitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário